anúncio dopc

anúncio dopc

Carlos Meneghel promove degustação de vinhos portugueses premiados e produzidos por ex jogador de futebol brasileiro

30 de outubro de 2013
Jogador de futebol Brasileiro emigra para Portugal, descobre uva extinta e torna-se produtor de vinhos portugueses premiados!

Andre Manz nasceu no Litoral Norte de São Paulo e hoje é dono de uma vinícola premiada.

Ele produz 2 dos 50 melhores vinhos de Portugal.

É produtor do único vinho do mundo elaborado a partir da quase extinta uva Jampal.



O empresário Carlos Meneghel, à esquerda na foto (à direita, Rodrigo Veras, ex-manager da Vinícola Donoso, cargo agora ocupado por Carolina Aguayo) promove nesta quarta-feira apresentação e degustação dos vinhos de André Manz, empresário bem sucedido em Portugal que resolveu fazer vinho para consumo próprio e para os amigos e cuja história curiosamente o transformnou num nome imnportante no mundo do vinho português (Oswaldo Oleari - www.donoleari.com.br).

A história


Com o intuito de fazer o vinho chegar aos seus compatriotas brasileiros ao preço mais justo possível, André, foto, fundou a Lusitanus Brands Comercial Importadora Ltda no Brasil, que agora importa esses vinhos portugueses com sangue brasileiro.

Há muito tempo que a carreira de futebol de André Manz terminou e depois disso o brasileiro revolucionou o Fitness em Portugal nos anos 90, sendo hoje o líder nesse mesmo mercado com uma empresa de eventos, uma escola de formação, uma editora e uma empresa de consultoria para academias, entre outras.

Em 2004 André e sua família mudaram-se para Cheleiros, uma pequena aldeia cheia de história e tradição, buscando um local mais calmo e fugindo um pouco do stress da Capital.

Há muito apreciador e apaixonado pela fantástica qualidade dos vinhos portugueses, André Manz percebeu a grande tradição de produzir vinho naquela aldeia e decidiu comprar um pequeno vinhedo abandonado. Queria produzir vinho para si e para os seus amigos!

A uva

Então 2 enólogos se deslocaram à vinha para identificar o tipo de uvas que lá estavam e foi aí mesmo que tudo começou… os dois especialistas não conseguiram identificar os cachos de uva branca que lá cresciam! Pesquisaram e descobriram que era uma uva portuguesa abandonada e quase extinta com o nome de “Jampal”.

Disseram a André que ninguém mais produzia essa uva porque era pouco produtiva e não era rentável, chegando até a aconselhá-lo a arrancar aquelas videiras. André logo disse que não se interessava se a uva era rentável ou não e respondeu:

- “Eu não quero produzir muito vinho, quero é produzir bom vinho!”, e assim decidiu experimentar e fazer vinho dessa uva. O resultado foi um vinho que surpreendeu a todos pela sua qualidade e diferenciação.

André Manz ficou super entusiasmado com a sua descoberta e com a qualidade dos seus vinhos e a brincadeira começou a se tornar séria, clonando e plantando novas vinhas, apoiando os velhos agricultores da aldeia, virando um grande projeto de recuperação não só dessa uva, mas também de recuperar a produção de vinhos de qualidade que antigamente deram o reconhecimento a essa aldeia romana.

Até um museu do vinho André construiu!

O projeto cresceu e o reconhecimento da qualidade dos vinhos foi também crescendo cada vez mais. O místico “Dona Fátima”, o único vinho monocasta Jampal do Mundo foi considerado um dos 50 Melhores Vinhos de Portugal!
Mas André não parou por Cheleiros (Lisboa), onde produz os vinhos DONA FÁTIMA, POMAR DO ESPÍRITO SANTO, PLATÓNICO, MANZ ROSÉ (este último feito exclusivamente para o Brasil).

André queria ter o melhor que Portugal oferece nos vinhos e avançou com produção de um vinho na Região do Douro MANZ DOURO (Medalha de Ouro MUNDUS VINI 2013) e na Península de Setúbal, CONTADOR DE ESTÓRIAS (Eleito um dos 50 Melhores Vinhos de Portugal).

Esta é sem dúvida uma história de sucesso, inesperada para quem saiu do Brasil há 30 anos ambicionando uma carreira no futebol, vira empresário de sucesso, descobre uma uva rara e agora retorna ao Brasil trazendo consigo premiações e vinho português com sangue Brasileiro!

Com informações de Raul Silva.

COMENTAR

COPYRIGHT© 2007-2014 Don Oleari Ponto Com - Todos os direitos reservados - aldeia verbal produções e jornalismo - CNPJ:15.265.070/0001-49