anúncio dopc

anúncio dopc

Das ruas para as urnas: estratégia de Marketing Político para as próximas eleições

26 de novembro de 2013
A onda de mobilizações cívicas deflagrada em junho de 2013 terá reflexos nas eleições do ano que vem?

Ou, como perguntam alguns “memes” que circulam na internet, será que os “leões” das ruas agirão de que forma nas urnas?

As técnicas e estratégias necessárias para que os candidatos sejam bem sucedidos nas urnas em 2104 serão ensinadas e debatidas na Super Jornada de Marketing Político, em Vitória, nos dias 13 e 14 de dezembro.

A programação do evento será conduzida pelos professores Gustavo Fleury, Fernando Lacerda, Ronaldo Cassundé e Henrique Cezar Barros.


Segundo o Consultor de Marketing Político Ronaldo Cassundé, foto, o novo cenário exige que as estratégias de marketing político dos futuros candidatos sejam pensadas desde agora em estreita sintonia com os anseios do eleitorado.

- “O recado deixado pela população em 2013 reflete uma tomada de consciência que sem dúvidas se manifestará também nas eleições. Os políticos que não se conectarem à massa de ‘cidadãos comuns’ pagarão um alto preço nas urnas”, afirma o especialista.

As estratégias eleitorais devem ser embasadas e monitoradas por pesquisas. Saber interagir com os internautas e interpretar os sentimentos manifestados nas redes sociais é outro fator muito importante.

- “Diminuiu o espaço para o improviso, a demagogia e a falta de planejamento sério”, conclui Cassundé.

A Super Jornada

A Super Jornada é voltada para potenciais candidatos, assessores políticos, jornalistas, publicitários, estudantes e profissionais de diversas áreas interessados em aprender mais sobre o universo do marketing político. “Infelizmente, a cada eleição muitos excelentes candidatos deixam de se eleger por falta de uma boa estratégia. Ao mesmo tempo, muitos profissionais talentosos deixam de trabalhar nas eleições por falta de informações e treinamentos adequados. Nós queremos mudar esta realidade”, explica Cassundé.

A programação contará com seis cursos e duas oficinas sobre temas como Planejamento de Campanhas Eleitorais, Pesquisas de Opinião para Mandatos e Eleições e O Uso da Internet no Mandato e na Pré-eleição.

As atividades serão realizadas no Centro de Formação Dom João Batista, na região da Praia do Canto conhecida como “Ponta Formosa”.

Informações: www.interativamc.com.br

Quem é quem

Gustavo Fleury – É Jornalista, Consultor político e Ex-Assessor de imprensa no Congresso Nacional. Possui formação especializada em marketing político eleitoral e pós-eleitoral. Autor dos livros “Eleições 2006. Do factual ao virtual"; "Eleições 2008. O Brasil e o Efeito Obama” e “Eleições 2010. Fatos reais, estratégias eletrônicas e ações profanas". É também professor e palestrante em vários locais do país.

Ronaldo Cassundé - É Jornalista, Pós-Graduado (Especialização/Lato Sensu) em Gestão de Políticas Públicas e Mestre em História Social das Relações Políticas (UFES). Possui formação e certificação internacional em Coaching. É também Consultor Organizacional pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), Diretor Executivo da Interativa Marketing e Comunicação e autor do livro Campanhas Modernizadas no Brasil – Estratégias de Comunicação e Marketing Político na Abertura Democrática. Tem experiência de consultoria em diferentes Estados brasileiros.

Fernando Lacerda - É diretor-presidente da RB News Sistemas de Informações Ltda, publicitário e consultor de marketing político. Atua há mais de 25 anos no mercado e é membro da Associação Latino Americana de Consultores Políticos (ALACOP). Precursor no Brasil na utilização dos recursos da telemática para fins eleitorais, tendo introduzido o uso do telefone acoplado ao computador nas campanhas eleitorais. Destacou-se em trabalhos de planejamento, estratégia e operacionalização para mais de 100 candidaturas, com índice de êxito acima de 90%, atendendo inúmeros dos mais conhecidos nomes da política nacional (Ulysses Guimarães, Mário Covas, Dante de Oliveira, Collor, Geraldo Alckmim, Marcio Lacerda, Celso Daniel, Feldman etc.).

Henrique Cezar Barros - É proprietário da HC 7 Consultoria e Assessoria de Imprensa, que presta serviços para Prefeituras Municipais e Órgãos Públicos. Trabalha com pesquisas eleitorais e de avaliação de governo em diversos municípios de todo o país. Participou de importantes campanhas de prefeitos e deputados. Foi professor de Empreendedorismo pela UNIPAC e realiza palestras sobre a importância da ferramenta pesquisa de opinião nos trabalhos de marketing.

Serviço:
Data: dias 13 de 14 de dezembro.
Local: Centro de Formação Dom João Batista (Ponta Formosa – Junto ao Colégio Sagrado Coração de Maria).
Professores: Fernando Lacerda, Gustavo Fleury, Ronaldo Cassundé e Henrique Cezar Barros.
Investimento: até o dia 30 de novembro: R$ 399,00; A partir do dia 1º de dezembro: R$ 449,00 – Estudantes de ensino superior: R$ 299,00.

Informações: www.interativamc.com.br

Contatos:
Ronaldo Cassundé - Consultor Político
(27) 3222-2908 / 99807-8359

Paulo Gois Bastos - Assessoria de imprensa
(27)98134-6831

COMENTAR

COPYRIGHT© 2007-2014 Don Oleari Ponto Com - Todos os direitos reservados - aldeia verbal produções e jornalismo - CNPJ:15.265.070/0001-49