anúncio dopc

anúncio dopc

Fórum dos Festivais elege nova diretoria no 20º Vitória Cine Vídeo

3 de novembro de 2013

Representantes de festivais de cinema do Brasil se reuniram em Vitória para discutir os rumos do circuito audiovisual brasileiro. O encontro foi realizado nesta sexta, dia 1 de novembro, e hoje, dia 2 de novembro, no Hotel Senac Ilha do Boi, Vitória/Es.

O Festival de Vitória – 20º Vitória Cine Vídeo - sediou a reunião dos representantes do Fórum Nacional dos Organizadores de Festivais Audiovisuais Brasileiros, o Fórum dos Festivais.

Além do debate deideias e troca de experiências sobre festivais de todo o Brasil, o destaque dareunião foi a eleição da nova diretoria do Fórum.

A nova diretoria assume o Fórum em um momento em que a entidade completa treze anos de atividades voltadas para o fortalecimento e valorização de um dos principais segmentos da matriz audiovisual: o circuitode festivais de cinema.


A nova presidente Marilha Naccari Santos, doFlorianópolis Audiovisual de Mercosul (SC), explica que a nova diretoria busca a renovação, porém dando continuidade e reafirmaando os princípios do Fórum no compromisso com o público e com os realizadores.

Zita Carvalhosa, do Festival Internacional de Curtas-metragens de São Paulo (SP), é a nova vice-presidente do Fórum dos Festivais, e explica que o Fórum passa por um momento de grandes transformações tecnológicas:

- “há a preocupação em investir no conhecimento e aprimoramento de todas as partes para um pacto de renovação a fim de melhorar a qualidade das exibições e o relacionamento entre o público e realizadores”.

Sobre o Fórum

O Brasil possui um dos mais importantes e diversificados circuitos de festivais audiovisuais do mundo, composto por um conjunto de eventos de variados portes econômicos, históricos, matizes conceituais, perfis, temas e singularidades. Todos com o seu valor, importância e uma imensa riqueza criativa que vaiespalhando pelo Brasil a cultura audiovisual que não é disseminada pelo limitado circuito de salas comerciais implantado no país, presente em apenas 8% dos municípios do território nacional. Somos uma rede estratégica para uma ampla difusão audiovisual.

Atualmente, o Fórum registra mais de 240 festivais brasileiros realizados anualmente no país e no exterior, atraindo um público superior a 2,5 milhões de espectadores ao ano e cumprindo o indispensável papel de levar o cinema à população em geral.

É uma ação direta na formação de público, promovendo o encontro do cidadão com a experiência mágica de ver filmes num ambiente coletivo de projeção cinematográfica.

O Festival de Vitória – 20° Vitória Cine Vídeo éuma realização da Galpão Produções e do Instituto Brasil de Cultura e Arte(IBCA), com patrocínio do Ministério da Cultura, Petrobras, Rede Gazeta eCodesa. Tem parceria do Governo do Estado do Espírito Santo, por meio de suaSecretaria de Estado da Cultura, da Prefeitura de Vitória e do InstitutoSincades e apoio institucional de Sinalização Comunicação Visual, CasaMelancia, e Instituto Geração.


NOVA DIRETORIA FÓRUM DOS FESTIVAIS – BIENIO 2013-2015

Presidente – Marilha Naccari Santos - Florianópolis Audiovisual de Mercosul (SC)

Vice-presidente – Zita Carvalhosa – Festival Internacional de Curtas-metragens de São Paulo(SP)

SecretariaGeral – Daniela Fernandes – Curta Circuito (MG)

Diretores

Carla Osório –Mostra Produção Independente (ES)

Aleques Eiterer– Primeiro Plano – Festival de Cinema de Juiz de Fora e Mercocidades (MG) e Festival Brasileiro de Cinema Universitário (RJ)

Guilherme Whitaker – Mostra do Filme Livre (RJ)

Antonio Leal –Cine Foot (RJ)

Adriano Lima –Curta Canoa (CE)

Flávia Candida– Festival Brasileiro de Cinema Universitário (RJ)



Conselheiros

Francisco Cesar Filho – Festival de CinemaLatino-Americano de São Paulo (SP)

Maria Abdalla – Goiânia Mostra Curtas (GO)

Rosangela Rocha – Festival Iberoamericano de Cinema de Sergipe (SE)


Com informações de Danielle Ewald

COMENTAR

COPYRIGHT© 2007-2014 Don Oleari Ponto Com - Todos os direitos reservados - aldeia verbal produções e jornalismo - CNPJ:15.265.070/0001-49