anúncio dopc

anúncio dopc

Rubens Pontes: e os punhos fechados de José Dirceu e José Genoino?

21 de novembro de 2013
Don Oleari, eminente Comendador, jornalista e radialista desde antigos tempos, profundo conhecedor do underground da política brasileira, pesquisador de costumes, provocador de debates, permanentemente inquieto na busca de respostas...etc.

...me ajude a compreender o que se passa com o PT, cujo estatuto, datado de 10 de fevereiro de 1980, tanto impacto nos causou. Era o retorno à democracia, acendendo luzes de esperança no coração angustiado dos brasileiros.

Lembra-se? "um partido socialista e de luta, sem patrões, só de trabalhadores", com uma sadia ideologia centro-esquerda.
- (Foto Eduardo Knapp - Folhapress)

O documento foi assinado por pessoas como Babá, Chico Alencar, Cristóvam Buarque, Heloisa Helena, Marina Silva, Plínio de Arruda Sampaio, Luciana Genro (alguns deles foram expurgados...)

Incredulidade, velho amigo, é a expressão que melhor identifica minha amargura ao ver - ao vivo, e melhor teria sido se fosse em preto e branco - os gestos decididos de José Dirceu e José Genoino saudando os companheiros que acompanhavam a humilhante
cena de sua prisão.

Mãos fechadas iradamente, levantadas como desafio, uma saudação que identificou para a História do mundo a presença de Benito Mussolini e seus fascistas na Itália antes da guerra.

Nem o Posto Ipiranga foi capaz de me esclarecer essa surpreendente mudança e dai esse apelo ao amigo portador de tantos títulos.

Saudação fascista, diante das câmeras de televisão, com a presença de dezenas de petistas, por lideres do Partido dos Trabalhadores?
Nem a aliança de Lula com Paulo Maluf me causou tamanha perplexidade.

Por outro lado, talvez se compreenda essa guinada dos dois importantes dirigentes do PT quando se lembra que a Revolução Francesa, Napoleão Bonaparte, o radicalismo e o socialismo, Clemenceau, o próprio Stalin, começaram à esquerda, num movimento de contestação, para acabar à direita, com uma regularidade cansativa ao culto da autoridade, quase sempre de opressão (Rubens Pontes).

COMENTAR

COPYRIGHT© 2007-2014 Don Oleari Ponto Com - Todos os direitos reservados - aldeia verbal produções e jornalismo - CNPJ:15.265.070/0001-49