anúncio dopc

anúncio dopc

Associação de Capoeira Lealdade & Força fecha o ano com evento em Jardim Camburi neste sábado

13 de dezembro de 2013

Ao som do berimbau e de outros instrumentos típicos da capoeira será realizado neste sábado, 14, o 3º Batizado e Troca de Cordas a partir das 16 horas, na quadra do Colégio Renovação, em Jardim Camburi, Vitória/ES.

Os alunos farão apresentações para seus familiares e amigos, e a Associação de Capoeira Lealdade e Força – ACLF - divulgará o trabalho desenvolvido em diversas escolas e comunidades através de projetos sociais.

Desses projetos participam alunos a partir de 3 anos até a terceira idade (foto), além de alunos com necessidades especiais.


Em todos os grupos de capoeira é realizada a tradicional cerimônia chamada de Batizado e Troca de Corda.

É o momento em que o aluno do grupo, iniciante na prática, é apresentado à sociedade da capoeira e será reconhecido pelo seu nome de guerra - apelido - recebendo sua primeira graduação.

Os alunos mais avançados trocam de graduação. Como na tradição, o aluno é batizado por professores e mestres.

Grupos de outros municípios, estados ou países, são convidados a participar deste importante momento.

Estima-se a presença de 300 alunos e cerca de 400 convidados, sendo que entre eles estarão os familiares dos alunos, amigos, professores, empresários, capoeiristas vindos de outros estados e pessoas que se interessam pelo esporte.

A Associação de Capoeira Lealdade e Força - ACLF - divulga a capoeira através de projetos sociais, buscando a inclusão social.

Ela busca o bem estar integrando valores culturais, sociais, éticos e de cidadania, trabalhando o desenvolvimento motor e a saúde, relacionando a prática educativa e metodológica da capoeira e de outras modalidades esportivas.

Durante o ano


Várias atividades foram realizadas durante o ano, como o 1º Encontro Infantil Lealdade & Força, realizado no Parque da Pedra da Cebola; apresentação na Festa Junina no Colégio Alternativo, na Serra/ES, e na Festa do Padroeiro de São José, na Paróquia de São José do Rio Claro, Santa Leopoldina/ES; batizado do Projeto Social Recanto do Erê, aulas de instrumentação musical e roda na Praia de Camburi; ensaios de Maculelê no colégio Renovação, onde acontecem os treinos e aulas, para divulgação dos projetos.

A Associação de Capoeira Lealdade & Força (ACLF) realizou no dia 9 de novembro passado o 1º Batizado e Troca de Cordas 2013 dos alunos do Professor Ninja - Daniel Nogueira Lima (foto acima, à direita).

Participaram de alunos das turmas do projeto social desenvolvido no Recanto dos Erês, Jacaraípe, e Programa mais Educação, em Carapina, ambos na Serra/ES.


O projeto Capoeira Lealdade & Força é dirigido pelo professor Elber Freitas (foto), conhecido no meio da capoeira como Professor Elbinho, e é desenvolvido em diversas escolas e espaços comunitários, em bairros da Grande Vitória e em outros municípios do ES.

Relatos de familiares de pessoas com necessidades especiais revelam resultados excelentes em pessoas com autismo, esquizofrenia, e deficientes.

- Professor Elber e aluna no Parque da Cebola, Mata da Praia, Vitória/ES.

Em idosos, um dos grandes resultados é a socialização, a motivação para uma atividade física e a demonstração de que qualquer pessoa é capaz de praticar a capoeira.

No mês de dezembro a ACLF está realizando uma ação solidária juntamente com professores, capoeiristas e alunos dos projetos, estimulando a doação.
Os participantes apadrinham crianças dos programas "Mais Educação" e "Recanto dos ERÊS", que receberão presentes doados.

Serviço:
Patrocinadores do evento: Café Grão da Nonna, Shopping Norte Sul, euamomeubairro.com, Laboratório Deomar Bittencourt e Colégio Renovação.

Apoio: Razões do Corpo, Univet, Nutry Pharma e Triton

3º Batizado e Troca de Cordas - Capoeira Lealdade & Força
Local: Quadra externa do Colégio Renovação em Jardim Camburi, Vitória/ES.
Data: 14 de dezembro de 2013 (Sábado)
Entrada Franca.

Com informações de Georgia Noronha

COMENTAR

fleurdubresil

Agradecemos a divulgação do evento.
Georgia Noronha

Tiana Santos
Este comentário foi removido pelo autor.
Tiana Santos

Batizado E Troca De Cordas

Don Oleari

Nota do Portal DOPC:

Não removemos qualquer comentário. Não entedemos se o autor aí, é o autor da postagem ou se é o autor do comentário - no caso, da autora. Estranho.

COPYRIGHT© 2007-2014 Don Oleari Ponto Com - Todos os direitos reservados - aldeia verbal produções e jornalismo - CNPJ:15.265.070/0001-49