anúncio dopc

anúncio dopc

Instituto Carlos Lindenberg lança concurso de Redação

29 de agosto de 2014


O “Desafio Cultura Contada” é voltado a estudantes do Ensino Médio. O prêmio será um vale no valor de mil reais


O Instituto Carlos Lindenberg (ICL) lança neste sábado (30) o concurso de Redação “Desafio Cultura Contada”, voltado para alunos do Ensino Médio de escolas públicas e privadas do Espírito Santo.

Para participar, os estudantes devem escrever uma redação baseada na vida do ex-governador e empresário que deu origem à Rede Gazeta, Carlos Lindenberg, utilizando como referência o conteúdo disponível no novo site do Instituto: www.institutocarloslindenberg.org.br.

O concurso possui três categorias, que foram definidas a partir da série escolar e do tipo de redação. Os alunos do 1º Ano participam na modalidade “contos”; alunos do 2º Ano na modalidade “cartas”; e os alunos do 3º Ano podem escrever “crônicas”.

Não há inscrição prévia. Ao enviar a redação, os alunos estarão automaticamente inscritos. A entrega das produções escritas deve ser feita até 31 de outubro para garantir a participação no concurso.

O prêmio para o ganhador de cada categoria é um vale no valor de R$ 1 mil reais, que deverá ser utilizado em todas as lojas da Livraria Saraiva e também no site para a aquisição de livros, eletrônicos, papelaria, filmes, entre outros produtos.

O professor orientador indicado pelo aluno vencedor também será premiado com um vale no mesmo valor. O regulamento completo está disponível no site do Instituto.

Para a diretora de Desenvolvimento Institucional da Rede Gazeta e neta do ex-governador, Leticia Lindenberg (foto), as histórias e as curiosidades expostas no site despertarão o interesse dos estudantes.

- “A ideia é fazer com que o aluno viaje no tempo e tenha liberdade para criar suas próprias histórias baseadas na realidade vivida por Carlos Lindenberg. Esse é o nosso convite: que ele pesquise e conheça um pouco sobre um período da história do nosso Estado”, explica.

Carlos Lindenberg

Carlos Lindenberg nasceu em Cachoeiro de Itapemirim em 1899. Neto de imigrante alemão, teve seis irmãos, duas esposas e três filhos. Ingressou na política ainda jovem. Com 11 anos ajudava no alistamento de eleitores em Cachoeiro de Itapemirim e, em 1920, foi candidato a prefeito da cidade. Foi deputado federal (1933-1935 e 1945-1947), secretário da Agricultura (1936-1939), governador do Espírito Santo (1947-1951 e 1959-1962) e senador da República (1951-1959 e 1967-1975).

Formou-se em Direito pela Faculdade de Ciências Jurídicas e Sociais da Universidade do Rio de Janeiro em 1921. Carlos também foi importante empresário do campo, em Linhares. Em 1949, adquiriu o jornal A Gazeta, o que se tornou mais tarde o maior grupo de comunicação do Espírito Santo. Faleceu em 1991 aos 92 anos.



www.institutocarloslindenberg.org.br

Instituto
O Instituto Carlos Lindenberg (ICL) é uma instituição de caráter educacional, voltada à promoção social e ao desenvolvimento humano, com objetivo de conciliar o desenvolvimento sociocultural, a inclusão social e a cidadania capixaba.

Atua na educação básica, técnica e profissional, no desenvolvimento, preservação e difusão do patrimônio histórico e cultural e no aperfeiçoamento da relação entre mídia, liberdade de expressão, direitos humanos e democracia.

Além do acervo Carlos Lindenberg, o ICL coordena o programa A Gazeta na Sala de Aula e outros projetos de responsabilidade social da Rede Gazeta.

Enviado por Ludmila Nascimento Ribeiro Rabello
Analista Comunicação Externa
Rede Gazeta

COMENTAR

COPYRIGHT© 2007-2014 Don Oleari Ponto Com - Todos os direitos reservados - aldeia verbal produções e jornalismo - CNPJ:15.265.070/0001-49