anúncio dopc

anúncio dopc

Alencar Garcia de Freitas: A volta do Glória, agora Centro Cultural Sesc/Glória

19 de setembro de 2014


Como parte das comemorações dos 60 anos da Federação do Comércio do Espírito Santo, o Sistema inaugura em 27 de setembro o Centro Cultural Sesc/Glória, ampliando de modo espetacular o corredor cultural de Vitória.

O Centro Cultural vem se somar ao o que a capital capixaba tem de melhor, porque é no miolo de Vitória que estão 80%, mais ou menos, do sítio histórico do Estado. Estão ali o Palácio Anchieta (antiga Igreja São Thiago), Museu Santa Luzia, antiga sede do Poder Legislativo, Convento São Francisco, Theatro Carlos Gomes, Museu do Negro, Museu Histórico, Arquivo Público do Estado, Fafi, Capitania dos Portos, Igreja São Gonçalo e Catedral Metropolitana.

No antigo prédio do Glória funcionava um dos cinemas dos Cerqueira Lima, antigos proprietários do imóvel. Funcionavam também ali vários escritórios de serviços e a Câmara Municipal de Vitória.

A volta do Glória, pode-se dizer a sua volta triunfal, traz consigo 100 anos de história política e história cultural, resgatadas pela visão empreendedora e futurista do Sistema Fecomercio, comandado pelo empresário José Lino Sepulcri e, no caso do Sesc/ES, a garra e a determinação do jronalista Gutman Uchôa de Mendonça, seu diretor regional.

Imagino como foi longa e árdua a batalha da direção do Sistema para transformar em realidade o projeto de resgate desse importante acervo e nele implantar novidades que o projeto anterior não contemplava.

A localização do Sesc Glória, em uma esquina privilegiada, dando frente para a Praça Costa Pereira, faz com que esse Centro Cultural seja visto, de longe, com destaque, da Baía de Vitória e pelas pessoas que caminham ou transitam em avenidas como a Marechal Mascarenhas de Moraes (Beira Mar), Governador Bley e Jerônimo Monteiro.

A restauração do antigo Teatro Glória, embora contemple benfeitorias antes inexistentes, manteve todo estilo e beleza antigos, não alterando em nada o seu exterior, como se vê na foto reproduzida no convite para sua inauguração.

Outras iniciativas como essa do Sistema Fecomércio, com a mesma finalidade, contribuirão muito para enriquecer ainda mais o acervo histórico-cultural de Vitória e do Estado.

Alencar Garcia de Freitas é jornalista

COMENTAR

COPYRIGHT© 2007-2014 Don Oleari Ponto Com - Todos os direitos reservados - aldeia verbal produções e jornalismo - CNPJ:15.265.070/0001-49