anúncio dopc

anúncio dopc

Professor Adolfo Miranda Oleare apresenta trabalho de filosofia em congresso internacional em Fortaleza

28 de novembro de 2014


O professor de Filosofia do Ifes campus Linhares, Adolfo Miranda Oleare, apresentou nesta semana dois trabalhos acadêmicos referentes às pesquisas que desenvolve no campo da filosofia contemporânea.



Ontem, 27 de novembro, o professor apresentou no VI Encontro Nietzsche-Schopenhauer, em Fortaleza, Ceará, um texto intitulado “Da comunicabilidade gregária ou da gregariedade comunicativa: na verdade, a origem da verdade”, que trata da tematização empreendida pelo filósofo Friedrich Nietzsche em relação à significação da ideia de verdade na tradição ocidental.

Nesta sexta-feira, 28, o professor Adolfo Miranda Oleare participa do I Congresso Internacional e do XVI Congresso Nacional de Estudos Literários: Modernismo e Marxismo em época de literatura pós-autônoma, promovido pelo Programa de Pós-Graduação em Letras da da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes).

Nesse Congresso Internacional na Ufes, ele apresenta trabalho com o título “Modernidade e niilismo: a (des)mancha do último homem se solidifica no ar”.

Trata-se de um estudo a partir do livro “Tudo que é sólido desmancha no ar”, de Marshall Berman, sobre olhares de Marx e Nietzsche para a crise que os modos burgueses de produção, organização social, política e econômica operam nos valores fundamentais que até a modernidade sustentavam a tradição.

Em outubro, o professor Adolfo Miranda Oleare também participou do II Congresso Internacional Nietzsche e a Tradição Filosófica: Nietzsche e as Tradições Morais, na Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas (FAFICH) da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), em Belo Horizonte, e no Instituto de Filosofia, Artes e Cultura (IFAC) da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), Ouro Preto/MG.

Ele apresentou o trabalho “Do amor pela virtude sem moralina: a tradição metafísica como operação moral”, acerca do desmascaramento da tradição metafísica, produzido pela tematização das paixões em Assim falou Zaratustra, livro do filósofo Friedrich Nietzsche.

Ainda no campo da filosofia contemporânea, Adolfo Oleare, que é mestre em Filosofia e mestre em Letras pela Ufes, participa com Davis Alvin (Ifes Linhares) e Vinícius Zocatelli (Pitágoras) da equipe de professores responsáveis pelo curso de extensão “Cartografias do contemporâneo: poder e resistências em Deleuze, Foucault e Nietzsche”, oferecido gratuitamente pelo campus Linhares.

Fonte
http://www.linhares.ifes.edu.br/noticias/266-professor-de-filosofia-do-campus-linhares-apresenta-trabalho-em-congresso-internacional

COMENTAR

COPYRIGHT© 2007-2014 Don Oleari Ponto Com - Todos os direitos reservados - aldeia verbal produções e jornalismo - CNPJ:15.265.070/0001-49