anúncio dopc

anúncio dopc

Alencar Garcia de Freitas: o chororô dos prefeitos com Hartung

6 de dezembro de 2014


Durante encontro do governador eleito do Estado, Paulo Hartung, com os prefeitos capixabas, foi um chororô só.

Cada um falando da quebradeira da sua prefeitura, sem caixa suficiente para atender as demandas municipais para 2015 e, claro, também para 2016, com os caixas lá embaixo.

O governador deixou um recado bastante positivo para eles, prefeitos, quando declarou que o seu governo não será governo de facção, Adiantou, contudo, que serão anos muito salgados os que terão início em janeiro de 2015.

Imagino que o fato de o próximo ocupante do Anchieta dizer que o seu governo não será de faccão, isso, por si só, já deve trazer uma certa tranqüilidade para os executivos interioranos, principalmente se levado em conta que quase todos eles ficaram, em termos práticos, do lado do então governador nas eleições de outubro último.

Por outro lado, a notícia na mídia segundo a qual o PT apoiará o novo governo, graças, sem dúvida, ao esforço do seu presidente, ex-prefeito João Coser (já era de se esperar...), será, penso eu, bom para a governança estadual.

Coser poderá fazer a intermediação junto ao governo federal, considerando-se que o ex-candidato ao Senado poderá ser um interlocutor capaz de ajudar muito ao Estado.

Quem conhece o governador eleito, sabe que ele é de manejar bem as melhores e mais competentes pedras disponíveis no tabuleiro político; sabe, também, que ele é de governar segurando fortemente as chaves do cofre.

Por mais que os prefeitos esperneiem – e em 2016 vários deles devem estar tentando a reeleição - o governador saberá o melhor momento para socorrê-los.

Como saberá também dar preferência em primeiro lugar - apesar de dizer que seu governo não será de facção - os que estiveram com ele desde o lançamento de sua candidatura ao governo do Estado.

O governador Paulo Hartung é de fazer política pública de resultados.

Alencar Garcia de Freitas

COMENTAR

COPYRIGHT© 2007-2014 Don Oleari Ponto Com - Todos os direitos reservados - aldeia verbal produções e jornalismo - CNPJ:15.265.070/0001-49