anúncio dopc

anúncio dopc

Encontro Nacional de organizações que combatem a pobreza começa quinta em Vitória

25 de fevereiro de 2015

Na foto, uma reunião da Central 
de Compras do Bem


Vitória será palco de um encontro inédito nos dias 26 e 27 de fevereiro, o Encontro Nacional Programa PorAmérica, no Hotel Golden Tulip, reunindo cerca de 150 organizações, instituições, empresas do Terceiro Setor, órgãos públicos e universidades de todo o Brasil.

Iniciativa da RedEAmérica, o programa gera oportunidade e renda para comunidades menos favorecidas, combatendo assim a pobreza no país através de incentivos para que comunidades e instituições criem soluções para mudança da realidade.

Sete instituições fazem parte do Programa PorAmérica, em solo brasileiro, entre elas a única capixaba, a Fundação Otacílio Coser (FOCO).
O encontro em Vitória marca o encerramento do Programa PorAmérica no Brasil, que contribuiu com o desenvolvimento de 14 organizações de base ao redor do país.

O objetivo do encontro nacional é gerar reflexão sobre os desafios e potencialidades das iniciativas de geração de renda e fortalecimento organizacional desenvolvidas por comunidades de base com acompanhamento de fundações e institutos empresariais no Brasil.

No dia 26 o evento é fechado, mas no dia 27 a entrada é franca e aberta ao público, voltado principalmente para profissionais e pessoas engajadas no Terceiro Setor.

Para participar:  inscrição até o dia 26 de fevereiro pelo e-mail: wrosa@poramerica.org. Mais informações pelo telefone: 3335- 6211.

Case capixaba

No Espírito Santo, a fundação capixaba FOCO, que comemora 15 anos de atividade e também é atuante em São Paulo, foi responsável pelo desenvolvimento do projeto “Central de Compras do Bem”, através do Grupo Nação (foto, esquerda) e com o apoio do Ateliê de Ideias do bairro Jaburu, em Vitória.

O Grupo Nação desenvolve estratégias para dinamizar a economia local de sua comunidade. Promove festas e torneios onde empreendedores locais participam comercializando seus produtos. O grupo é o maior incentivador da Feira do Bem que ocorre semanalmente no bairro de Consolação, Vitória/ES (comunidade vizinha ao bairro Jaburu), agregando comerciantes e produtores do Território do Bem.

Ele estabelece com os comerciantes locais uma relação de parceria e apoio promovendo a articulação e organização da dimensão econômica do desenvolvimento local de maneira integrada com as outras comunidades.

O projeto “Central de Compras do Bem” começou há dois com o Programa PorAmérica. Segundo a presidente do Conselho Curador da Fundação Otacílio Coser, Bernadette Coser Orem (foto, esquerda), o projeto tem o objetivo de organizar comerciantes em rede, para que possam aumentar seus ganhos financeiros ao mesmo tempo em que geram melhores condições para que as famílias possam comprar produtos diversificados a preços mais justos e compatíveis com os praticados nos grandes estabelecimentos situados fora da comunidade.

- “Essa ação permitirá que os comerciantes possam ter um aumento de lucratividade, ao mesmo tempo possibilita que as famílias tenham maior acesso a bens essenciais e que haja geração de novos postos de trabalho no próprio território”, explica Bernadette.

Através do projeto “Central de Compras do Bem” os 10 comerciantes
inicialmente mobilizados passaram para 14 vinculados à Central de Compras.

Eles foram orientados como melhor adequar os estabelecimentos, definir o “mix” de produtos e solucionar a concorrência entre eles.

Foi providenciada a instalação de um “rádio poste” para divulgação dos comércios vinculados à Central de Compras e outras informações importantes para a comunidade.

O projeto gerou 19 compras coletivas até o momento e o percentual de diversificação dos produtos oferecidos pelos comerciantes passou de 20% para 90%, ou seja, mais escolha para a comunidade. Além disso, foi constituído um fundo de capital de giro para a Central de Compras.

Presenças no evento

Além de representantes de diversas instituições, fundações, empresas do terceiro Setor e órgão públicos, desembarca em Vitória para o Encontro Nacional PorAmérica a diretora executiva da RedE América, Margareth Florez, que vem da Colômbia para o encontro.

Ela é responsável pela criação do Programa, que está presente em mais de 10 países. Outra presença confirmada é da diretora internacional do Programa de Fortalecimento de Organizações de Base no Combate à Pobreza (PorAmérica), Pilar Hérnandez.

Ambas vão participar das mesas-redondas e painéis como temas sobre “O valor agregado da associação”.

No dia 26 de fevereiro, dia que antecede ao Encontro Nacional Programa PorAmérica, haverá uma reunião fechada com as organizações de base e com as entidades acompanhantes, e uma visita técnica à “Central de Compras do Bem” na comunidade de Jaburu. O objetivo é que as organizações possam compartilhar as suas experiências e trabalhos.

O que é a RedE América?

A RedE América é uma rede temática constituída por aproximadamente 80 organizações empresariais (fundações, institutos, empresas) de 11 países.

A sua finalidade é expandir e qualificar a ação empresarial na promoção de comunidades sustentáveis baseados nos princípios do desenvolvimento de base, fortalecendo as comunidades em suas estruturas e consolidando instituições democráticas.

Uma das ações da Rede é estimular articulações entre seus membros para realizar iniciativas conjuntas de investimento nas comunidades. O programa PorAmérica é uma iniciativa regional da Rede junto com o BID FOMIN que envolve seis países, 28 membros, aproximadamente 140 organizações de base e 70 projetos produtivos. O objetivo do Programa é o fortalecimento das organizações de base e a geração de renda.


Segundo a superintendente da FOCO, Ana Beatriz Lorch, a principal mensagem que eles querem transmitir com a exposição sobre os desafios do mercado, é que o sucesso e sustentabilidade destas iniciativas de geração de renda estão ligados às possibilidades de acesso e permanência nos mercados.


- “Sabemos, entretanto, a grande maioria das iniciativas se centram em produzir e oferecer produtos e serviços, sem considerar às expectativas da demanda e as possibilidades de comercialização. Por isso, durante o encontro teremos um painel sobre “Começar pelo final”, começar pensando no mercado, em quem quer comprar, o que deseja comprar, onde vou vender”, explica.



Serviço:
Encontro Nacional Programa PorAmérica
Data: Dia 27 de fevereiro
Horário: a partir das 8h30m
Local: Golden Tulip Hotel – Avenida Nossa Senhora dos Navegantes, 635, Enseada do Suá.
Informações: 3335- 6211
Entrada franca

Programação
8:30 - Credenciamento dos participantes
9:00 – 9:45 – Abertura
9:45 – 10:15 – PorAmercia: resultados, lições e desafios
10h15 às 11h45 – Painel 1: O Desafio do mercado, como começar pelo final”
12h às 13h – “Produtos e Serviços: Processos produtivos eficientes que asseguram qualidade e quantidade”
14h às 15h – “O valor agregado do associativismo
15h às 16h – Painel 2 – “A construção de capacidades coletivas: bases para a sustentabilidade”
16h20 às 18h – Painel 3 - Lições para todos
18h às 18h15 – Encerramento.

Enviado por Marília Marques

COMENTAR

COPYRIGHT© 2007-2014 Don Oleari Ponto Com - Todos os direitos reservados - aldeia verbal produções e jornalismo - CNPJ:15.265.070/0001-49