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Comunique-se tá dando: Abril demite jornalistas e encerra revistas Exame PME e Capricho e vende revista Placar

3 de junho de 2015
Escrito por Redação Comunique-se                                 (Imagem: Reprodução/Rede Brasil Atual)







A movimentação promovida na Abril vai além da transferência da Placar para a Editora Caras, conforme noticiado anteriormente. Em comunicado divulgado na tarde desta terça-feira, 2, a empresa fala em “profunda transformação” ao anunciar que os impressos Exame PME e Capricho serão encerrados. Além disso, outros seis títulos até então mantidos pela casa passam a ser de controle da companhia responsável por publicar Caras: Anamaria, Arquitetura & Construção, Contigo, Tititi, Você RH e Você S/A.

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A reformulação no esquema de revistas editadas pela Abril afeta, também, o quadro de funcionários. O extenso posicionamento oficial da empresa de comunicação não fala na redução do número de colaboradores, mas o Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado de São Paulo (SJSP) garante que “a demissão de mais três dezenas de jornalistas” está selada. A entidade, que organiza “assembleia de emergência” contra a ação, lembra que cerca de 30 profissionais de redação já tinham sido demitidos pela empresa no mês passado.

“Os jornalistas não podem assistir passivamente a essa situação. Já vivemos uma realidade de enxugamento das redações, aumento da pressão cotidiana e dificuldades crescentes para realizar um bom trabalho jornalístico na Abril. Nessa maré terrível, o Sindicato dos Jornalistas tem se pautado pela defesa do emprego, dos direitos trabalhistas e do próprio jornalismo, atividade essencial na sociedade contemporânea”, reclama o SJSP em texto publicado no site da instituição.



Fim de revistas

Em vez de informar que a Exame PME deixará o mercado, a direção da Abril afirma que a marca será “incorporada” à Exame, que, segundo o anúncio, irá reforçar em seus trabalhos “a presença de negócios do segmento de pequenas e médias empresas, bem como empreendedorismo”. Voltada ao público juvenil feminino, a Capricho deixará de figurar em bancas de jornal para aparecer somente em plataformas online. O Guia Quatro Rodas completa o trio de publicações que terá a circulação descontinuada.

Sem falar em demissões ou detalhar o que de fato levou ao fim de três publicações, o presidente da Editora Abril, Alexandre Caldini, fala em ousadia por parte da empresa. “Esse movimento é muito ousado e marcante para o futuro da Abril neste fascinante mundo da mídia, que não para de se transformar. A partir de agora, a Abril passa a estar em constante evolução em sua oferta de produtos, em seu modo de agir e pensar. É isso que nossos clientes e audiência exigem. E é isso que – com gente arrojada, inquieta e muito capaz – estamos fazendo”.

Nova divisão estrutural

Além do encerramento de revistas, demissões de jornalistas e transferências de títulos para a Editora Caras, a Abril anunciou sua nova divisão estrutural. A partir de agora, a empresa passa a atuar em três frentes: unidade de conteúdo, unidade de marketing e unidade de receitas. Em conteúdo, quatro núcleos terão operações, sendo Veja (sob comando de Eurípedes Alcântara), Exame (com André Lahoz), ‘Femininas’ (direção de Paula Mageste) e ‘Lifestyle’ (liderança de Alecsandra Zapparoli).

Boa Forma, Capricho.com, Casa Claudia, Claudia, Cosmopolitan, Elle, Estilo e M de Mulher são as marcas inseridas em ‘Femininas’. O setor de ‘Lifestyle’, por sua vez, abrange Brasil Post (mantido em parceria com o grupo internacional Huffington Post), Elástica, Guia do Estudante, Info.com, Men’s Health, Mundo Estranho, National Geographic, Playboy, Quatro Rodas, Saúde, Superinteressante, Veja São Paulo, Veja Rio, Viagem & Turismo, Vip e Women’s Health – além de ficar responsável por “quadrinhos”.

Interinamente, a chefia da divisão de conteúdo ficará com o acionista do grupo e presidente do conselho editorial da Abril, Victor Civita Neto. Marketing passará a ser dirigido por Tiago Afonso, que terá a missão de “gerenciar o portfólio de marcas e produtos e identificar tendências de mercado”. A parte de receitas ficará sob a responsabilidade de Rogério Gabriel Comprido, que assume o cargo de diretor comercial para controlar “todo o faturamento da editora”.

“Nossos valores não mudam, continuamos acreditando nos mesmos princípios que construíram nossa credibilidade, mas chegou a hora de mudar o modo de operar. Estamos adotando um novo posicionamento perante o mercado, com foco nas necessidades atuais dos anunciantes, que vêm exigindo mais agilidade e, sobretudo, flexibilidade de formatos e mídias para chegar a resultados mais eficientes de negócio”, afirma Alexandre Caldini.

Conteúdo para marcas

Desfazendo-se de revistas criadas nas eras de Victor e, posteriormente, Roberto Civita, o Grupo Abril informou, por outro lado, a criação dá área voltada à produção de conteúdo customizado. Agora, marcas poderão prospectar trabalhos por parte da editora. O novo setor recebeu o nome de “Estúdio ABC– Abril Branded Content” e será dirigido por Edward Pimenta, que acumula a nova função com o cargo de diretor de apoio editorial. Assim, a empresa quer atuar “na coordenação, no atendimento e na produção de conteúdos customizados, como native advertising ou qualquer outro tipo de content marketing, em todos os formatos, incluindo uma estrutura exclusiva para produção de vídeos”.

Grupo Abril vende revista Placar 
para a Editora Caras


Escrito por Redação Comunique-se


Título esportivo que circula pelo Brasil desde 1960, a Placar entra em nova fase nesta terça-feira, 2.

Isso porque a revista foi vendida pelo Grupo Abril para a Editora Caras.

Apesar da troca no comando acionário, a redação seguirá funcionando, ao menos por enquanto, na sede da empresa da família Civita, às margens do Rio Pinheiros, em São Paulo.

Diretor de redação da Placar, o jornalista Sérgio Xavier Filho usou o perfil que mantém no Twitter para comentar a mudança envolvendo o veículo de comunicação. Para tranquilizar o público, ele garantiu que a revista continuará normalmente no mercado, com manutenção de “assinaturas, especiais” e a realização do prêmio Bola de Prata em parceria com a ESPN. “Tudo igual”, enfatizou.

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revista-placar

A aquisição pela Caras, no entanto, fará com que Xavier Filho deixe a direção – o que irá acontecer após o próprio comandar a “transição sem pressa” do cargo. Ele informou que permanecerá como funcionário da Editora Abril e aproveitou para elogiar o novo dono da marca. “Edgardo Martólio, big boss da Caras, é um apaixonado por futebol e pela Placar”, afirmou o jornalista, que destacou: perderá o cargo de liderança, mas ainda escreverá para a mensal.

Atencioso com os internautas presentes no microblog, Serginho, como também é conhecido no meio, respondeu mensagens e publicou que a “turma” da redação está mantida pelo novo proprietário do título. Preparando-se para sair da função da direção de redação da Placar, ele permanece à frente de Playboy e Men’s Health, além de ser comentarista
esportivo da BandNews FM.

Da Abril para a Caras

A revista Placar não é o primeiro veículo de comunicação desenvolvido pelo Grupo Abril a passar para o controle da Editora Caras. Em julho de 2014, a empresa sediada no bairro paulistano de Pinheiros transferiu 10 títulos para a editora parceira: Aventuras na História, Bons Fluidos, Manequim, Máxima, Minha Casa, Minha Novela, Recreio, Sou+Eu, Vida Simples e Viva Mais.

Fonte:
http://portal.comunique-se.com.br/index.php/destaque-home/77487-em-profunda-transformacao-abril-demite-jornalistas-e-encerra-revistas-exame-pme-e-capricho-info

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