anúncio dopc

anúncio dopc

O Globo demite 30 jornalistas, Infoglobo reorganiza diretorias e encerra ‘Prosa & Verso’

2 de setembro de 2015
Escrito por Nathália Carvalho (*)


Publicado em Quarta, 2 Setembro 2015 



A reformulação estratégica que começou na Infoglobo na segunda-feira, 1° de setembro, ganhou mais um capítulo. 

Os desdobramentos das ações que pretendem adequar a estrutura da empresa atingem, agora, as diretorias e põe fim ao caderno 'Prosa & Verso' (foto). A reportagem do Portal Comunique-se apurou como ficará a nova organização, que visa aprimorar o modelo de gestão e deixar clara a divisão de responsabilidades.

Em e-mail distribuído internamente aos funcionários da Infoglobo, o diretor-geral Frederic Kachar explicou que as mudanças têm como foco preservar a sustentabilidade e a essência dos negócios. Para isso, três diretorias foram descontinuadas: Unidade O Globo, Unidade Populares e BI. As atividades relacionadas a cada uma foram reorganizadas.

Com relação à redação, os diretores Ascânio Seleme e Octavio Guedes, de O Globo e Extra, respectivamente, passam a se reportar diretamente a Kachar. Com isso, eles deverão se concentrar, fundamentalmente, na qualidade da produção e curadoria de conteúdos e marcas nas diferentes plataformas. Em audiência, a diretoria terá comando de Maurício Lima, que será responsável pela relação com o consumidor.

As áreas de tecnologia de produto O Globo, Populares e Comercial se juntam para compor a nova diretoria chamada de Inovação Digital. O foco será o desenvolvimento de produtos e plataformas. O nome do diretor desta divisão ainda será anunciado. A diretoria de Mercado Anunciante segue sob o comando de Felipe Goron e se aprofunda no processo de relacionamento com as marcas.

Kachar fala, ainda, sobre a diretoria de Gestão e Serviços Impressos, que permanece como estava, e sobre o RH, que passa a ter comando de Fernando Mattos após a saída de Selma Fernandes. O diretor-geral da Infoglobo aproveitou o comunicado para agradecer aos que deixaram a companhia na tarde de ontem. 

- "Agradeço por toda contribuição ao desenvolvimento da nossa empresa e desejo sucesso em seus planos futuros".

Fim do 'Prosa & Verso'

Sob o comando de Manya Millen, o caderno 'Prosa & Verso', de O Globo, será encerrado. A profissional, inclusive, está na lista dos cortes. Quem falou sobre o assunto foi Julia Millen, filha da jornalista. 

- "Desde pequena eu aprendi que o (bom) jornalismo é só para quem o ama loucamente. E desde muito pequena ela me ensinou a amar as palavras e os livros como ninguém. Desde não tão pequena, porém, ela (minah mãe) me ensinou o quanto esse mesmo jornalismo era difícil, o quanto sobreviver de jornalismo era complicado, e o quão saturado e instável era o mercado do impresso, o jornalismo de discussões infinitas que rodavam pelo tema: 'será que com a internet o jornal irá acabar?'. Por muito tempo me forcei a acreditar que não, hoje eu tenho certeza que sim. Hoje, após 20 anos, o Prosa vai deixar de existir”, escreveu em post publicado no Facebook.

A jornalista Manya, em comentário ao recado da filha, agradeceu o apoio. 

- "É muito reconfortante ver o quanto você e sua irmã amam as palavras, os livros, amam a paixão por ambos. Se eu contribuí, então já vale toda a existência. O resto é o resto. E seguimos amando as palavras, os livros, acreditando que eles ainda têm poder de mudar vidas".

Com mais de 100 compartilhamentos até o fechamento desta reportagem, o post de Julia reúne comentários de profissionais de O Globo, que lamentam a situação e desejam sorte nos novos desafios de Manya.

Repúdio

Em nota, o Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Município do Rio de Janeiro falou sobre as demissões na Infoglobo. De acordo com as informações, a entidade, ao saber do possível corte, procurou o RH da empresa há cerca de uma semana, que negou as notícias e se comprometeu a avisar caso houvesse de fato alguma dispensa. O acordo não foi cumprido, segundo a instituição.


Ao citar a crise econômica e as demissões de modo sazonal nas redações, o sindicato ressaltou que a fortuna da Família Marinho, dona da Infoglobo, não para de crescer. 

- "Em recente divulgação da Revista Forbes, os três irmãos Marinhos aparecem empatados na quinta posição entre os mais ricos do Brasil. Somando o montante, os herdeiros acumulam uma fortuna de R$ 71,4 bilhões, o que renderia à Família Marinho a segunda posição na lista de bilionários brasileiros".
O sindicato aproveitou para convocar a categoria para plenária na quinta-feira, 3, a partir das 20h, e para uma Assembleia da categoria na próxima terça-feira, 8, às 20h, ambas na sede da entidade.

(*) Colaborou Jacqueline Patrocínio.

Fonte
http://portal.comunique-se.com.br/destaque-home/78554-alem-de-demissoes-infoglobo-reorganiza-diretorias-e-encerra-prosa-verso-info

COMENTAR

COPYRIGHT© 2007-2014 Don Oleari Ponto Com - Todos os direitos reservados - aldeia verbal produções e jornalismo - CNPJ:15.265.070/0001-49