anúncio dopc

anúncio dopc

O pau-mandado chegou lá: Bernardo Mello Franco

5 de outubro de 2015
Sugestão de leitura 
de Rubens Pontes


Pau-mandado, em Brasília, é o apelido que grudou na testa do deputado Celso Pansera, do PMDB/RJ.




BRASÍLIA - Pau-mandado, no dicionário "Houaiss", é a "pessoa que obedece a tudo incondicionalmente, sem objeções, resistência ou protesto". Pau-mandado, em Brasília, é o apelido que grudou na testa do deputado Celso Pansera, do PMDB.

Há três meses, ele saiu do anonimato ao ser acusado de retaliar o doleiro Alberto Youssef, que entregou à Justiça políticos envolvidos no petrolão. 

- "Estou sendo intimidado na CPI da Petrobras por um deputado pau-mandado do senhor Eduardo Cunha", contou o delator.

O parlamentar obediente era Pansera, que apresentou oito requerimentos para quebrar os sigilos bancário, telefônico e fiscal da mulher, da irmã e das duas filhas do doleiro.

Não foi a única iniciativa do peemedebista contra desafetos de Cunha. O deputado pediu a convocação da advogada Beatriz Catta Preta, que defendia delatores e abandonou o caso ao ser ameaçada. Também tentou convocar o procurador-geral da República, Rodrigo Janot, que denunciou o presidente da Câmara por corrupção e lavagem de dinheiro.

A trajetória de Pansera é curiosa. Foi dirigente da UNE, trafegou pela ala radical do PT e migrou para o ultraesquerdista PSTU, sem ser notado em nenhuma das etapas. Sua carreira só engrenou quando trocou o trotskismo pelo cunhismo. Em 2014, virou deputado pelo PMDB.

Até julho, o pau-mandado se dividia entre a política e a administração de um restaurante na Baixada Fluminense, que batizou de Barganha. "Achei o nome no dicionário", ele explicou à repórter Clarissa Thomé.

Em Brasília, o deputado conheceu acepções mais lucrativas para a palavra. Na negociação do Planalto com o PMDB, foi premiado com o Ministério da Ciência e Tecnologia.

A pasta deveria estimular a inovação e preparar o Brasil para o futuro. Ao entregá-la a um político tão inexpressivo, a presidente Dilma Rousseff mostra que o país está condenado a continuar sendo apenas um grande exportador de soja.

Fonte:
http://www1.folha.uol.com.br/fsp/opiniao/235306-o-pau-mandado-chegou-la.shtml

COMENTAR

COPYRIGHT© 2007-2014 Don Oleari Ponto Com - Todos os direitos reservados - aldeia verbal produções e jornalismo - CNPJ:15.265.070/0001-49