anúncio dopc

anúncio dopc

Rubens Pontes: Os 7 pecados capitais

21 de dezembro de 2015

- "Caro Oswaldo Oleare

Jornalista, cronista, radialista, produtor, comendador, enófilo - sei que você tem mais títulos do que os 7 Pecados Capitais marcados nos Provérbios do Livro Sagrado, fato que justifica uma dúvida, relacionada com a sua programada visita a Manguinhos.

Historicamente, nos saudamos com uma, retifico, várias taças de vinho. 

Essa degustação me leva inevitavelmente a associar a bebida a um prato da nossa culinária (sei que você, expert que é, olha o rótulo da garrafa antes de abrir o menu).


No meu caso uma costela de porco temperada com essências que abriram um dia os chamados Caminhos das Índias, pinceladas com uma mistura de mostarda e mel antes de ir para o forno. 

Sobe a taxa de colesterol, ganha dela o prazer do assado..

Ai é que mora o perigo.

Os Provérbios registrados na Bíblia, 23:20-21, não são passíveis de dúvida quando expressam o primeiro dos Pecados sem remissão:

- Não estejas entre os bebedores de vinho nem entre os comilões de carne.

Entendo no entanto, Oswaldo Oleare, que nem o sábio Juiz Moro me condenaria a um confinamento em Curitiba se eu a ele delatasse essa falha de visão da eternidade diante de minha quase profissão de fé:

- Não pratico avareza, luxúria, não guardo o sentimento da ira, da inveja, não mais tenho orgulho ou vaidade (deixo propositadamente de fora a preguiça). É que, nesses dias quentes que antecedem a chegada do verão sou atraído pelo balanço da rede, Machado de Assis e Guimarães Rosa disponíveis, as crônicas de Rubem Braga, a poesia de Bandeira, os textos do Orlando Eller, aguardando o som da Rádio CBM em underground), penúltimo pecado que completa os 7 marcados pelo Vaticano.

E mais, ouso lembrar um provérbio enunciado na língua do clero que alicerça essa esperança:

- Semel in ano licet insanire (*).

Finalmente, amigo e companheiro, bato no peito três vezes se estiver cometendo heresia ao lembrar que Jesus - em quem deposito toda a minha fé - transformou água em vinho e o serviu aos seus 12 apóstolos.

Evoé, Baco!

Abraço. Rubens".

 (*) - "Uma vez ao ano é permitido perder o juízo."' – Dito adaptado de Sêneca.

Pitaco do Oleari

Rubens, meu caro, sou um devoto desse um aí, o Sêneca num caso tão especial. 

Embora não seja também tão fanático. Já perdi o juízo tantas vezes no ano - neste 2015, que já vai tarde, e em outros pratrasmente - que te digo uma coisa: vou programar pra passar numa hora boa, numa quidê procê pincelá a costelinha com mel e outras ervas - opppsss! - e caprichá no forno.

Como diz meu amigo Norival Perini, um parmerense quitá quinem pinto robô no lixo eletrônico, do jeito cocê vié eu vô de três palitim - não é assim no jogo de porrinha? (Oswaldo Oleari).



Rubens Pontes
é jornalista, poeta, escritor,
cozinheiro
(Ele detesta o nome Chef. Bem humorado sempre,
ele diz: "quem tem Chef é índio".

COMENTAR

Renato Soares

Tô com o Rubens, bom é pecar. Sem culpa.

Renato Soares

Tô com o Rubens, bom é pecar. Sem culpa.

Don Oleari

É isso daí, Renatov. Bom te encontrar por aqui. Além de pecarmos sem culpa, também às vezes cometemos o desvio da pretensão: veizincando garramu a maginá cá cos nosso butão - queinemqui dizem os paulistas:

- Meu amigo desde o cursim da Fafi pro Curso de Pedagogia, estudamos juntos, jogamos pinguipongui juntos durante as aulas de Padre França, salvamos o mundo em nossas longas reuniões no Bar Marrocos, aquele templo maravilhoso da Rua Duque de Caxias, onde também tive uma namorada, comungamos juntos a sua prisão no Qualtel dos Bombeios no Parque Moscoso - eu, do lado de fora, você do lado de dentro - fomos por aí, caminhamos separados, mas nunca nos perdemos, nos separamos.

Diante de todo esse discursório, por que meu prezado Renato Viana Soares não pratica uns textim no Portal Don Oleari Ponto Com? Temas à escolha, sem censura, pode falar mal - ou bem - de quem quiser, pode ser sério, pode ser bem humorado, pode praticar o iscrachumor, tudo. Para debates na Rádio Clube da Boa Músca, meu amigo já está agendado proximamente. Por que não, sô? perguntaria o Rubens Pontes, Diretor de Conteúdo da Don Oleari Corporeitcham.

COPYRIGHT© 2007-2014 Don Oleari Ponto Com - Todos os direitos reservados - aldeia verbal produções e jornalismo - CNPJ:15.265.070/0001-49