anúncio dopc

anúncio dopc

Projeto Rios e Ruas conscientiza sobre poluição na Bacia do Rio Aribiri

23 de janeiro de 2016



A oferta de água corre o risco de entrar numa grave crise, causada pelo crescimento demográfico, pelas mudanças climáticas, pela contaminação de fontes e pelo desperdício. 

Por outro lado, grande parte da população brasileira que vive em áreas urbanas tem sido levada a acreditar que os rios da cidade são inimigos do cidadão, pois trazem mau cheiro, doenças, inundações, impedem a ocupação e prejudicam o fluxo do trânsito.

Com o objetivo de sensibilizar e conscientizar as populações da Bacia do Rio Aribiri, em Vila Velha, sobre a importância do rio e de nossas áreas naturais, o projeto paulista Rios e Ruas ministra o evento “Oficina e Expedição Urbana Rios e Ruas Bacia do Rio Aribiri”, hoje e amanhã (dias 22 e 23).

Hoje, haverá uma oficina para as lideranças voluntárias do Grupo Comunidade em Ação, que será responsável pela mobilização em favor de ações de recuperação e conservação das nascentes do Rio Aribiri, na Escola Silvio Rocio de São Torquato.

Amanhã (dia 23), haverá uma expedição urbana, a partir das 7 horas, com o objetivo de envolver a comunidade da importância do rio e de nossas áreas naturais. O evento é gratuito e espera-se a adesão de toda as comunidades. O trajeto começará na rodovia Carlos Lindenberg, ao lado do Atacadão, e encerrará no bairro Dom João Batista. Farão parte do percurso os bairros 1º Maio, Santa Rita, Vila Batista e Dom João Batista.

O Grupo Comunidade em Ação existe desde 2014 e é articulador de ações socioambientais da Bacia do Rio Aribiri na região que atinge, principalmente, os bairros de Paul, São Torquato e Ataíde. O Grupo Comunidade em Ação integra o projeto do Fundo Comunidade em Rede a partir do convênio de cooperação estabelecido entre membros da RedEAmérica no Brasil e a Fundação Interamericana. As ações do Grupo são coordenadas pela Fundação Otacílio Coser (FOCO) e financiadas pelas empresas Companhia Portuária de Vila Velha (CPVV), Terminal de Vila Velha (TVV) e Prysmian.

O projeto Rios e Ruas é desenvolvido pelo urbanista José Bueno e pelo geógrafo Luiz de Campos Junior, que comandam o evento em Vila Velha/ES, e promove o reconhecimento e a exploração in loco das cidades, redescobrindo a natureza de rios soterrados por ruas e construções, contribuindo assim para despertar em jovens e adultos uma compreensão afetiva sobre o uso do espaço urbano. 

“Nosso desafio é mudar a qualidade de percepção das pessoas. Os rios não têm cheiro, não têm sujeira, não são poluídos. Toda poluição é causada pelas pessoas. Se não existíssemos os rios estariam saudáveis. É preciso provocar esse despertar e tirar as pessoas da crítica por si só e levá-las para a ação. É no movimento e nas pequenas escolhas que encontramos as soluções para os problemas”, explica José Bueno.

Desafios
O território da Bacia do Rio Aribiri, no município de Vila Velha, é formado por 22 bairros e abriga uma população aproximada de 89 mil habitantes. A Bacia do Rio Aribiri é subdividida em três: Bacia Hidrográfica do rio Aribiri I (sub-bacia de Cobilândia); Aribiri II (sub-bacia de Vila Batista) e Bacia Hidrográfica de Aribiri III (sub-bacia do Ibes). 

O Rio Aribiri está assoreado e obstruído pela construção irregular de moradias e despejo de lixo e esgoto, entre outros. Os setores socioeconômicos e ambientais da região são ainda muito deficientes e pedem maior atenção, como limitadas alternativas de geração de renda, carência de saneamento básico, deficiências nos setores de educação e saúde, entre outros desafios.

SERVIÇO: 
“Oficina e Expedição Urbana Rios e Ruas Bacia do Rio Aribiri”. 
Hoje (dia 22). Oficina para lideranças voluntárias do Grupo Comunidades em Ação, a partir das 8h30m, na Escola Silvio Rocio de São Torquato. 
Amanhã (dia 23), expedição urbana, a partir das 7 horas. Aberto ao público. Itinerário: O trajeto começará na rodovia Carlos Lindenberg, ao lado do Atacadão, e encerrará no bairro Dom João Batista. Farão parte do percurso os bairros 1º Maio, Santa Rita, Vila Batista e Dom João Batista.

COMENTAR

COPYRIGHT© 2007-2014 Don Oleari Ponto Com - Todos os direitos reservados - aldeia verbal produções e jornalismo - CNPJ:15.265.070/0001-49