anúncio dopc

anúncio dopc

Moda Muda - Elian Ramille Guimarães: trabalhar bem arrumada nesse calor alucinado? Difícil?

4 de março de 2016
- "Não. Parece difícil. Mas veja minhas sugestões", diz a estilista e consultora de imagem.

< Visual mais "sexy" em uma composição de poucas peças e muito charme


Algumas clientes me perguntam se é possível vestir-se bem com a temperatura que faz neste lado do planeta nesta época do ano.


> Suavidade dos tons, modelagem diferenciada na blusa de seda, colar de pérolas dando sofisticação e leveza

O ar condicionado permite mais conforto, mas quando vão para a rua desesperam-se com a roupa grudada na pele.


Bom, se você é dessas que querem mudar para onde tem inverno a cada vez que chega o calor, vai a dica: você pode se vestir bem nesse caldeirão! Calma, explicarei essa matemática da pouca roupa e efeito surpreendente.

< Look total black para as clássicas e longilíneas

Vamos começar pela auto investigação. Seu ambiente de trabalho é formal? Informal? Moderninho? Onde você atua? Qual sua posição hierárquica? 

Essa avaliação permite a você se situar e adequar-se ao contexto do seu ambiente profissional (Dress Code). Veja bem, a intenção deste texto não é dizer o que você deve usar em cada ambiente de trabalho, mas quais peças são fundamentais para valorizar seu look sem excesso de tecido!

Ok, vou exemplificar! Se você trabalha em um escritório formal, sabe que o melhor é adotar um visual mais clean e imparcial - a roupa que evita comentários paralelos; cores sólidas, lisas; estampas geométricas, sempre mais relacionadas a uma imagem racional; sapatos mais clássicos, etc, mas como fazer para ficar chique, e não se desesperar nas altas temperaturas das cidades brasileiras? 

< Camiseta básica de algodão, soltinha, com 
calça capri, acessórios valorizando peças básicas

Uma boa possibilidade é juntar uma saia lápis ou calça reta de alfaiataria, uma regata soltinha de alça larga, um cinto arrematando, uma bolsa e pontos de cor no acessório. Mantenha o casaquinho ou blazer no conforto do escritório e saia com a produção de calor pela rua. Uma composição com poucas peças pode soar pobrinha. É necessário que você perceba que volume visual não quer dizer monte de panos. Tecidos com texturas, acessórios e cores exercem esse papel de enriquecer. 

< Composição mais moderna e leve de peças mais soltas, scarpin impecável e colar dando o ar sofisticado. Atenção ao cabelo preso com carinha de "desarrumado" equilibrando todo o look...

O resultado final é de elementos que movimentam nosso olhar. Pelo motivo oposto ao texto, precisamos dosar a quantidade de acessórios. Apenas o suficiente para preencher espaços de forma leve e harmoniosa. Parece até que é fácil, né? Mas é mesmo!


Se você trabalha em empresas mais informais, ponha arte em seu dia a dia

A super dica é sempre ter peças lisas para harmonizar com muitas combinações, peças mais clássicas que nunca saem de moda e modelagens mais básicas sem tantos detalhes para juntar em inúmeras possibilidades. 


< Boa regata de seda, boa pantalona de tecido fluido, bom cinto, bom óculos, bolsa, cabelo...perfeito!

Tecidos de fibras naturais são mais agradáveis no corpo. Seda ou algodão deixam a pele mais livre para respirar e a sensação de sufocamento diminui.

Sem falar que as cores claras são lindas em looks monocromáticos e também ajudam a afastar o inimigo sol. 

Agora, se você é um rapaz que trabalha como advogado em um escritório muito conservador, ou um executivo do tipo formal, preciso dizer que sinto muito, mas o terno faz parte do pacote. 

Melhor almoçar no escritório ou encontrar um plano b para o momento asfalto. 

Mas aí fica a dica para a próxima coluna ( Elian Ramille Guimarães).




Elian Ramille Guimarães

Figurinista, Estilista, 
Consultora de Imagem,
Palestrante

Pergunte pra Elian pelo imeil:

donoleari@gmail.com










COMENTAR

Izabel Mendonça

Adorei a nova coluna. Como bem disse Elian, a "moda muda" e a gente não pode ficar de fora das novas tendências. Adorei as dicas, já estou seguindo e recomendo.
visual moderno, clean,e bem a cara do nosso Estado. Parabéns!

Don Oleari

Brigadúuuuuu....caríssima Izabel Mendonça...Vamuquivamu....

Don Oleari

Recebido da Leitora Luzia Meri, por imeil:

Gostei muito da coluna. Como leitora interessado no assunto, vejo que a autora é competente e sabe conversar com os leitores. Estou esperando a próxima coluna. Sucesso. Luzia Meri.

elian ramile

Estou muito feliz pelos comentários. Aguardo vocês na próxima postagem! Abraços!

COPYRIGHT© 2007-2014 Don Oleari Ponto Com - Todos os direitos reservados - aldeia verbal produções e jornalismo - CNPJ:15.265.070/0001-49