anúncio dopc

anúncio dopc

José Roberto Santos Neves: Maísa, corpo inteiro - Fernando Achiamé e IHGES - Alza alves no Rio - Feijoada e Nano Vianna no Toro Blanco - Diagonal, coluna do Oleari

8 de junho de 2016


Maísa, 80 anos: José Roberto Santos Neves esgota o assunto. Com a maior competência. 

Fotos de Daniela Spadeto

Dificilmente alguém, em algum lugar, terá feito um registro tão harmonioso, tão redondo, quanto o que se vivenciou na galeria Ana Terra, da Ana Coeli Piovesan (na foto com José Roberto), na Praia do Canto, Vitória/ES. 

Uma noite de segunda-feira pra deixar as outras segundas-feiras com inveja. Uma noite perfeita, extremamente bem realizada.

O jornalista e escritor José Roberto Santos Neves mais uma vez demonstrou porque pertence ao que este véi repórter sempre denominou de Grife Santos Neves.

Ele iniciou seu agradável papo - acho palestra muito pesado pra definir o que Zé Roberto faz com maestria - com uma plateia atenta, falando em pessoas que ali estavam e que poderiam falar sobre o tema do seu livro, Maisa, como se efetivamente alguém pudesse realizar melhor que ele aquela bela tarefa.

Foi agradavelmente fluente, aprofundou-se em detalhes, recorreu a um bilhão de personagens que fizeram parte da história de Maisa. 

Ouso dizer que nem o Rui Castro - o biógrafo favorito de Zé Roberto, segundo confessou - cumpriria de forma mais brilhante o roteiro que ele cumpriu, deixando claro que não só é um dos Santos Neves intelectuais notáveis desde o lendário e inesquecível Guilherme, mas é um Santos Neves que continua a saga da Grife Santos Neves - e a enriquece com um carisma inigualável.

O agradável espaço da Galeria Ana Terra estava plenamente ocupado e o cenário completou o belo relato, irrepreensível, incluindo um belo painel com os discos de Maísa, exibindo toda a sua história fonográfica de cantora e compositora, montado pelo colecionador e pesquisador Luis Claudio Ca Sa Do. 

Mas a cenarização estava esplêndida. Madame Piovesan, que adminsitra uma sempre bela casa, pode estar certa de que na segunda estava mais bela ainda.

Na foto, o colunista desfrutando da companhia das celebridades: Renato Vervloet, José Roberto e Luis Claudio Ca Sa Do.

Além de Ca Sa Do, lá estava também outro bambambam, colecionador, pesquisador, Renato Vervloet, que todas as semanas conta a história do LP - ou vinil, como preferem outros - no seu magnífico programa Festa do Vinil na 104.7, além de memoráveis eventos em bares e restauranes, que promove e atraem um público de primeira linha.

Em tempo: o livro sobre Maísa, escrito por José Roberto Santos Neves, foi o melhor relato que li sobre a cantora. E o que fez na noite de segunda na galeria Ana Terra deveria ter sido gravado para ser exibido pelaí, pra meninada que só sabe de sertanojo universitário.

Um belo xou

Como se não bastasse o elevado nível do que lhe coube, o escritor encerra anunciando um pocket show da cantora Andréa Ramos com o violonista Wanderson Lopes.

Ela começa com "Tarde Triste" e aí já dá o tom do que virá em seguida. Uma apresentação do melhor nível, desfilando o repertório de Maísa de cabo a rabo.
Encantei-me niquiqui Andréa sacou "Bronzes e Cristais", meio blusado - que toquei 900 mil vezes nos meus programas de rádio - pois não imaginava que houvesse alguém que conhecesse essa encantadora "Bronzes e Cristais". 

O xou foi indo, lindo, deslizando redondo, macio, som dusbão pros bom zouvidos. Andréa não deixou baixo. Sacou "I love Paris" e logo depois deu um susto ninois: anunciou que ia mandar Ne Me Quittes Pas. Não acreditei. Como disse a jornalista Lena Mara "é preciso ter coragem pra encarar Ne Me Quittes Pas". 
Quanto a mim, niquiqui ouço essa véia canção eu choro - eu choro e bebo, claro, mas o ambiente não comportava um "Joninho" kkkk...

Andréa isbagaçô Ne Me Quittes Pas com catiguria, escorada no excelnete Wanderson Lopes, que sabe tudo do instrumeto que toca.

Andréa, Edu, Waderson: com esse time aí, só entre se for dusbão...só cobra criada...

Como se não bastasse 2, lá pras tantas chega de mansinho pra esquentar a segunda parte do xou o mega percussionista e baterista Edu Shanbrum - cujo nome eu nunca consigo escrever certo. Ele estava discreto, no alto da escada. niquiqui desceu e começou a bateclar seu pandeiro, formou um trio todo certo.

E aí Andréa, Wanderson e Edu fizeram a plateia cantar junto, inclusive uma do Roberto.

A empresária Ana Coeli Piovesan pode estar certa que sua galeria proporcionou a um público de primeira uma noite belezinha, inesquecível. Foi uma das melhores segundas-feiras dos meus últimos 134 anos (Oswaldo Oleari).

        Nano Vianna no Toro Blanco

Nesta sexta (10), o músico Nano Vianna se apresenta no restaurante Toro Blanco, em Santa Lúcia, Vitória/ES. 

O show terá início às 21 horas e vai contar com canções do pop rock nacional e internacional, MPB e releituras de músicas conhecidas.

SERVIÇO:
Toro Blanco – Sexta (10), Nano Vianna, a partir das 21h. 
Couvert: R$ 10,00. Av. Rio Branco, 403, Santa Lucia, Vitória/ES. (27)3376-6744 (Com Letícia Passos)


A feijoada do Toro Blanco - Pitaco do Oleari


Fomos sexta passada ao Toro Blanco. Tinha postado materinha mandada pela colega Letícia Passos sobre o cardápio do restaurante, degustei as fotos e partimos pralá decididos a pedir a Costelinha ao molho barbecue.

Deixei o véi chevrolezim no lava jato - opppsss! - pois á área é de difícil estacionamento no horário do rango. 
Deixei a parceira na porta para ir adiantando - tínhamos um compromisso às 13 horas. Ao chegar, ela me disse que tinham oferecido uma feijoada, mas pensei em pedir a costelinha. Ela decidiu pela feijoada - sexta é dia, nememo? - e eu resolvi arriscar, meio temeroso de um buteco com um cardápio tão generoso - e dusbão - ter também feijoada. 

Bela surpresa! Delicioooosaaaaa! Aprovadíssima! Bem servida, farofinha com torresmim crocante, couve no nosso ponto, um feijão ultra bem feito. 
Disse ao Luiz - quié dusbão no atendimento - e depois ao chefão Felipe: 
- "Olha, isso daí é feijão pra quem sabe fazer um bom feijão. Feijoadinha competente".

Com tudo prum repeteco, um tripeteco...E óia que em casa, fazemos uma feijoada pra ninguém botar defeito. Lena Mara é jornalista nas horas vagas e cozinheira das boas nos intervalos (Oswaldo Oleari).

Instituto Histórico e Geográfico do ES

Estamos convidados pelo professor Paulo Stuck Moraes para o evento do IHGES na segunda, dia 13.

Falamos rapidamente no final da palestra do José Roberto Sanos Neves sobre os oitentão da cantora e compositora Maísa.

Nesse lance aí, nesta quarta na Biblioteca Pública do ES, meu conterrâneo da Rua da Lama - Colatina, nossa terra - o professor Fernando Achiamé vai falar sobre o instituto e seu importância no ES.

Vou espremer a agenda pra não perder essa daí. Ouvir o professor Achiamé também é sempre um privilégio para este peão iletrado, sempre em busca de se alfabetizar.


Alza Alves na Livraria Travessa, Rio

Pena, mas não vamos ver o lançamento do CD da Alza Alves na Livraria Travessa, em Botafogo, Ridijaneru a dezembro.

Será nesta sexta, 10. 

"Aproximadamente Eu" será apresentado na Livraria Travessa em noite de autógrafos da carioca, fonoaudióloga, professora, cantora, compositora, que decidiu viver em Vitória/ES, quinem outros tantos grandes músicos de renome no cenário nacional.

O disco exibe conteúdo para encarar qualquer público bom, apreciador da boa música brasileira. Com grandes músicos, grandes arranjos, estes comandados pelo sempre inquieto professor Sergio Benevenuto. Pena também que não vamos rever nossos caríssimos amigos Gilda Kominski e Rafael Protásio, além de Tia Neusa, Rosana e Zé Miguel.

Neni Bustamante no Masterplace Mall

O baterista Neni Bustamante e  Barbosa Lima (voz e violão) estão nestas quinta e sexta na Praça de Alimentação do Masterplace Mall. No repertório, sucessos de Paralamas, Legião Urbana, Skank, Nando Reis, Ana Carolina, Cássia Eller, Caetano Veloso, entre outros.
Av. Nossa Senhora da Penha, 2150, Barro Vermelho, Vitória/ES. Horário: das 17h30m às 21h30m - (27) 3019-6336 (Com Danielle Ewald).
                               
oswaldo oleari
é jornalista/radialista
Editor Chefão
Rádio Clube da Boa Música
Portal don Oleari Ponto com
www.donoleari.com.br
donoleari@gmail.com

COMENTAR

COPYRIGHT© 2007-2014 Don Oleari Ponto Com - Todos os direitos reservados - aldeia verbal produções e jornalismo - CNPJ:15.265.070/0001-49