anúncio dopc

anúncio dopc

Joca Simonetti: Vamos falar sobre cultura?

27 de setembro de 2016

Casa do Joca tá dando



Ao contrário da importância que o tema da cultura costuma ter nos debates eleitorais e, pior ainda, ao longo das administrações públicas, este a ano a cultura está presente com destaque tanto nas propagandas políticas como nos debates entre os candidatos a prefeito de Vitória.

O tema não, a palavra. Porque os candidatos dizem que vão falar de Cultura, e desandam a falar de turismo, geração de emprego e renda, lazer e, expressão curinga da moda: economia criativa.

E lá vem também o samba de uma nota só sobre gestão cultural em Vitória: todos querem reformar a Lei Rubem Braga, como se Lei por si fosse a panaceia capaz de tratar todas as dificuldades e construir todas as soluções. Como mudar a Lei e para quê ninguém sabe, ninguém diz.

Como ninguém sabe e ninguém fala em política municipal de cultura. E isso é fundamental, porque as ações em cultura contribuem para gerar renda e tem relação com a economia criativa e o turismo, mas esses não são objetivo primordiais das políticas públicas de cultura. Ao menos, não devem ser.

A ação pública em cultura não é um meio para atingir outro objetivo, não pode ser tratada como um trampolim para alcançar metas e objetivos alheios ao próprio processo de fazer e viver a arte e a cultura.

De que forma a prefeitura vai se articular com a sociedade para garantir a autonomia necessária aos produtores culturais e as condições fundamentais para a realização da produção artística e cultural?

Quais as escolhas políticas e ações em relação a vida cultural em temas fundamentais como a diversidade cultural, a pluralidade, a equidade e a justiça social, por exemplo?

Quais indicadores serão utilizados para mensurar a atividade cultural e os resultados alcançados? Quais as metas a serem alcançadas em termos de hábitos de fruição artística, de vivência cultural e de produção artística?
Todas essas questões estão longe do discurso, dos olhos, do coração e das mentes dos candidatos. Eles, quando falam em cultura, estão pensando em outra coisa.




Joca Simonetti
é jornalista

Autor do blogui Casa do Joca

Fonte:

COMENTAR

COPYRIGHT© 2007-2014 Don Oleari Ponto Com - Todos os direitos reservados - aldeia verbal produções e jornalismo - CNPJ:15.265.070/0001-49