anúncio dopc

anúncio dopc

O que é o El Niño? Sugestão de leitura do professor Altair Malacarne

12 de setembro de 2016


Ultimamente têm acontecido a nível mundial várias catástrofes: incêndios enormes em florestas que fazem fumo que cobre o céu de vários países (Indonésia, Filipinas e Malásia), chuvas torrenciais que provocam cheias nunca vistas (Brasil), neve onde nunca nevou, secas onde é costume chover com regularidade (parte da Austrália, Japão) etc. Todas estas desgraças têm-nos sido mostradas pela televisão e muitas vezes se tem culpado um tal «EL NIÑO». Já têm visto, não têm?

Mas sabem o que é o EL NIÑO? Ora bem, el niño é uma expressão em língua espanhola, que quer dizer «o menino». E porque é que se chama assim? É a resposta a estas e outras perguntas, que vamos tentar dar-te este mês.

De vez em quando (tanto pode ser de dois em dois anos, como de sete em sete anos) os habitantes da costa ocidental da América do Sul — Perú, Chile e Equador — notam que um pouco antes do Natal as águas do mar, o Oceano Pacífico, começam a aquecer à superfície, e que as anchovas e outros peixes, muito abundantes na região, desaparecem deixando os pescadores completamente sem nada que fazer. Os habitantes daquela região chamaram-lhe "el niño" (o menino), por aparecer nesta altura do ano, em que se festeja o nascimento do outro menino — o Jesus.

No final do ano de 1997 mais uma vez, os habitantes daquela região começaram a notar a subida da temperatura da água do mar.

Este fenómeno, já é conhecido há muitos anos dos habitantes daquela região e os cientistas já o andam a estudar há muito tempo, medindo a temperatura da água e anotando a sua influência no clima das regiões que rodeiam o Oceano Pacífico. Verificaram que quanto maior é a subida da temperatura da água, maiores são as alterações ao clima normal dessas regiões. Este ano, segundo os cientistas, a subida da temperatura da água é a maior dos últimos 150 anos (desde que eles começaram a fazer registos).

No mapa da foto, podem ver-se as alterações que estão a acontecer desde que o El Niño deste ano começou a aparecer. Aí se podem ver as regiões onde tem chovido muito mais do que é normal provocando grandes inundações, as regiões onde parou de chover já há alguns meses provocando um tempo muito quente e seco e onde tem havido grandes incêndios nas florestas, as regiões onde o tempo tem estado muito mais frio do que o normal provocando o aparecimento de nevões muito grandes, et

Podemos perguntar: e o que é que nós, em Portugal temos a ver com isso? O que é que isso interessa para o nosso clima? O que é que podemos para se evitar o el-niño?
Claro que não se pode fazer nada para evitar os desastres que o el-niño traz. Nem os próprios cientistas sabem porque é que esse fenómeno estranho acontece nuns anos e noutros não. Mas será que o nosso clima é influenciado pelo el-niño? Estamos tão longe do oceano Pacífico... É isto que os meteorologistas andam a estudar, e eles pensam que sim. É que se tivermos uma chama a aquecer a ponta de um pedaço de ferro, o calor vai atravessar todo o ferro e a outra ponta vai também ficar quente. Ora com a meteorologia passa-se uma coisa semelhante: as alterações duma região vão provocar alterações na região vizinha, e estas vão por sua vez provocar alterações na outra a seguir, e assim sucessivamente. Como o oceano Pacífico é tão grande, é possível que o el-niño acabe por influenciar o clima de todo o Planeta... incluindo o do nosso País.

Então? Respondemos às perguntas? Percebes agora o que é o el-niño e porque é que ele tem sido tão falado ultimamente?
Esperamos que sim.

COMENTAR

COPYRIGHT© 2007-2014 Don Oleari Ponto Com - Todos os direitos reservados - aldeia verbal produções e jornalismo - CNPJ:15.265.070/0001-49