anúncio dopc

anúncio dopc

Silicone e amamentação. É possível? Fábio Zamprogno, cirurgião plástico, responde: é possível

27 de setembro de 2016



Uma das dúvidas mais frequentes é que a prótese impeça a mãe de amamentar seus filhos




O desejo da maternidade e a vaidade andam lado a lado na vida de muitas mulheres, que costumam ter dúvidas quanto à interferência das próteses de silicone na amamentação. 

O cirurgião plástico capixaba Fábio Zamprogno, membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP), garante que mulheres que fizeram implantes de silicone podem amamentar e até doar o leite materno.


Mãe de primeira viagem, a atriz Deborah Secco lamentou a necessidade de interromper a amamentação da filha, Maria Flor, por causa da prótese de silicone, que estava localizada em cima do músculo. 

A apresentadora Lucilene Caetano afirmou que não será impedida de amamentar, pois sua prótese de silicone foi colocada pela axila e embaixo do músculo.

Esses casos têm deixado as mamães siliconadas preocupadas. Porém, segundo o cirurgião plástico, tanto em cima quanto embaixo do músculo, a prótese não altera as glândulas mamárias, sendo incapaz de atrapalhar a produção de leite e a amamentação.

- “Na mamoplastia de redução, para diminuição do volume das mamas, pelo fato de ser retirada parte do tecido mamário para conferir o tamanho e o formato desejados, há uma maior manipulação. Isso pode interferir na produção de leite e, consequentemente, na amamentação”, destaca Fábio Zamprogno.

Mitos e verdades

Portal DOPC - O silicone interfere na qualidade do leite? Mito 

Fabio Zamprogno - A prótese fica abaixo da glândula mamária, não existindo ligação com o local de produção do leite materno.


DOPC - Após a amamentação, o formato dos seios com silicone pode mudar? 

FZ - Verdade - Após a amamentação, as mamas poderão sofrer alteração no volume, independentemente de ter realizado ou não uma cirurgia para implante de próteses.

DOPC - O material que compõe a prótese pode fazer mal ao bebê? 

FZ - Mito - As próteses de silicone são produzidas com um tipo de gel coesivo e envolvidas por uma membrana. Se essa membrana se romper, o líquido não vai se misturar com o corpo.

DOPC - É preciso esperar um tempo limite para engravidar após a colocação do silicone?

FZ - Verdade - O recomendado é aguardar pelo menos 1 ano após a cirurgia para engravidar.

Com Larissa Marcelha

COMENTAR

COPYRIGHT© 2007-2014 Don Oleari Ponto Com - Todos os direitos reservados - aldeia verbal produções e jornalismo - CNPJ:15.265.070/0001-49