anúncio dopc

anúncio dopc

Outubro Rosa em Domingos Martins tem programação especial em Paraju, Santa Isabel, Galo, Biriricas e Barcelos

6 de outubro de 2016


A Secretaria de Saúde de Domingos Martins realiza em outubro mais uma edição da campanha “Outubro Rosa” em todas várias unidades de atendimento à população, na Sede e no interior. 

Entre as ações estão palestras, mutirão de exames e testes rápidos, além de uma parceria inédita com o Projeto Expressar’t, da Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social.

Com o tema “Porque só com saúde posso cuidar de tudo que amo – Sou uma Mulher consciente: uma vez por ano tenho meu Dia Rosa” o movimento nacional tem o objetivo de chamar a atenção para a luta contra o câncer de mama e do colo do útero, destacando a importância da mobilização social, prevenção e do diagnóstico precoce da doença.

O câncer de mama é o segundo mais comum entre as mulheres no mundo e no Brasil, depois do de pele não melanoma, respondendo por 25% dos casos novos a cada ano. Relativamente raro antes dos 35 anos, acima desta idade sua incidência cresce progressivamente, especialmente após os 50 anos. Segundo o Instituto Nacional do Câncer (INCA), a estimativa de registro da doença para 2016 supera 57 mil casos.

Já o câncer do colo do útero é o terceiro tumor mais frequente na população feminina brasileira, atrás apenas do câncer de mama e do colorretal, e a quarta causa de morte de mulheres por câncer no país. Ainda segundo o INCA, neste ano, a estimativa de casos chega a 16.340.

Ações educativas e exames

Em Campinho, os trabalhos do Outubro Rosa serão concentrados na sede da Secretaria de Saúde: ações educativas, realização de testes rápidos de Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST’s), mutirão de exames preventivos e exame clínico de mamas.

Nas unidades de saúde do interior, equipes de saúde também preparam diversas atividades de orientação e prevenção. A programação completa será divulgada em breve pela Secretaria de Saúde. 

- “Nosso principal desafio é sensibilizar a população de que e possível evitar grande parte dos tumores com mudanças no estilo de vida e ainda alertar que, com detecção precoce e tratamento correto, mais de 90% de casos de câncer tem cura”, explica a referência técnica do Programa Saúde da Mulher, Vanda Portes.

Projeto Expressar’t

Pela primeira vez a campanha Outubro Rosa terá a participação especial das alunas do Projeto Expressar’t, mantido pela Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social. A iniciativa une a prática de atividade física, qualidade de vida e bem-estar social com a oferta de aulas gratuitas de ritmos, yoga e capoeira. O Expressar’t desenvolverá atividades conjuntas com equipes de saúde e também utilizará a cor rosa em todas as aulas durante o mês de outubro.

Programação Outubro Rosa no interior

PARAJU:
Caminhada Rosa pelas ruas de Paraju
Data: 14 de outubro
Horário: período da tarde
Teatro, palestra educativa, sorteios e confraternização
Data: 18 de outubro
Horário: período da manhã

SANTA ISABEL:
Palestra sobre saúde da mulher e DST”s, sorteios de brindes, dinâmica e confraternização
Data: 21 de outubro
Horário: 18h

Cascata do Galo

GALO:
Palestra sobre Diabetes
Data: 22 de outubro
Horário: 9h
Local: Igreja Luterana - Fazenda Lampier

BIRIRICAS:
Palestra sobre saúde da mulher e DST”s, sorteios de brindes, dinâmica e confraternização
Data: 26 de outubro
Horário: 18h

BARCELOS:
Palestra sobre câncer de colo do útero e mama e alimentação saudável
Desfile com as mulheres da comunidade representando todas as fases da vida, sorteio de brindes e lanche compartilhado
Data: 29 de outubro
Horário: das 9h às 13h
Local: Igreja Católica

Com Lorena Müller e Monique Ferbek

COMENTAR

COPYRIGHT© 2007-2014 Don Oleari Ponto Com - Todos os direitos reservados - aldeia verbal produções e jornalismo - CNPJ:15.265.070/0001-49