anúncio dopc

anúncio dopc

Deputado propõe mudar o nome da Terceira Ponte e gera reclamações na web

25 de março de 2017
gazetaonline tá dando:

Cidades
Homenagens


Após a repercussão negativa da proposta, o deputado Marcelo Santos recuou e decidiu retirar o projeto da pauta



O deputado Marcelo Santos (PMDB) propôs na terça-feira (21) um projeto de lei que pretende alterar o nome oficial da Terceira Ponte, mudando de “Deputado Darcy Castello de Mendonça” para “Governador Élcio Alvares”. 

A ideia, segundo o parlamentar, é garantir a homenagem às duas personalidades da política capixaba, dando o nome do deputado à praça do pedágio e o do governador à ponte.

A proposta não foi muito bem recebida, princialmente entre os radialistas, profissão que consagrou Darcy Castello de Mendonça entre os capixabas. O jornalista e radialista Oswaldo Oleare, 81 anos, conviveu com atual homenageado e é contra a mudança. "Não tem por que 'desomenagear' o cara, embora o governador Élcio Álvares também mereça homenagem, mas em outro local", afirmou.


Foto: Chico Guedes

Darcy Castello de Mendonça foi um radialista e deputado estadual que morreu em 1982. Ele ficou conhecido por apresentar um programa muito popular na Rádio Vitória e por prestar, através do rádio, serviços a comunidades.

- "Ele acabou se elegendo deputado por um acaso, mas era mais radialista que político", explica Oleare.

Deputado e radialista Darcy Castello de Mendonça
Deputado e radialista Darcy Castello de Mendonça
Foto: Arquivo
O advogado e radialista Adelson Alvares, 60 anos, também conviveu com Castello de Mendonça e é contra a mudança do nome da ponte. "Tenho muito apreço pelo governador Élcio, mas a atual homenagem é muito justa para um homem que muito colaborou para que a ponte fosse concluída", afirmou.

Oleare lembra que essa não foi a primeira tentativa se alteração do nome da Terceira Ponte. "Já é a segunda ou terceira vez que tentam tirar a homenagem do Darcy. Eu, enquanto radialista, jornalista e publicitário, também me sinto homenageado quando vejo o nome dele", destacou.

Após ser questionado pela reportagem do Gazeta Online, o deputado Marcelo Santos recuou e decidiu retirar o projeto de pauta. Por meio de nota, o peemedebista informou que entende a manifestação, "principalmente dos colegas do respeitável radialista".

"Destaco, no entanto, que a proposta visava garantir a justa homenagem não somente ao jornalista, mas também ao ex-governador, ministro e deputado estadual e federal, Élcio Alvares, que teve um importante papel na construção da Terceira Ponte. A homenagem a Élcio Alvares será feita em outra realização do Estado que também tenha a marca do saudoso parlamentar", disse em nota.

QUEM É QUEM

Élcio Álvares E Evandro Lins e Silva

Ele morreu no dia 9 de dezembro de 2016 aos 84 anos. Foi governador, deputado federal, deputado estadual por dois mandatos, senador, ministro da Indústria e ministro da Defesa.

Com quase 50 anos dedicados à política, acompanhou e participou de momentos importantes do país e do Espírito Santo, como a implantação do Plano Real e a construção da Terceira Ponte.

Darcy Castello de Mendonça

Ele viveu entre 1936 e 1982. Foi deputado estadual e radialista bastante conhecido no Espírito Santo, tendo um programa chamado "Alegria, Alegria", líder de audiência no Estado. 

Quando faleceu, mais de 3 mil pessoas acompanharam seu sepultamento no Cemitério de Santo Antônio, considerado até hoje como um dos maiores sepultamentos no local.

Fonte:
http://novo.gazetaonline.com.br/noticias/cidades/2017/03/deputado-propoe-mudar-o-nome-da-terceira-ponte-e-gera-reclamacoes-na-web-1014037693.html

COMENTAR

COPYRIGHT© 2007-2014 Don Oleari Ponto Com - Todos os direitos reservados - aldeia verbal produções e jornalismo - CNPJ:15.265.070/0001-49