anúncio dopc

anúncio dopc

Altair Malacarne Malacarne: Pelado / Dia do Índio

19 de abril de 2017

Em 1925, entre Colatina e Nova Venécia, havia uma extensa cobertura de mata fechada. Dentro da mata, uma fauna riquíssima e o índio botocudo. O governo Florentino Ávidos mandou abrir uma picada ligando os extremos. O serviço foi dirigido pelo engenheiro Cícero Morais. 

A intenção era construir uma estrada de ferro ligando os dois pontos. Ficou na ponte de Colatina(inaugurada em 1928).
Em 1926, depois de atravessarem o rio Doce de canoa, alguns homens (a convite de Bertolo Malacarne) penetraram na mata rumo à Cachoeira da Onça, no rio São José. Subiram o rio Pancas(Jucugi) até o aldeamento dos índios.

Por ali, escutaram gritos dentro da mata:
- JOCAM! JIPUNAM PAKJU! JOCAM!
Todos olharam pro Jozino, o índio que acompanhava a turma, servindo de ‘língua’(intérprete). Jozino disse:
-- Ele tá perguntando se tem mulher aqui no grupo.
Mandaram-lhe dizer que não.
--NUCK, NUCK, NUCK.

Escutaram o barulho de alguém vindo em direção deles. Era um bugre totalmente pelado. Ele havia perdido o arco, a flecha e a tanga fugindo de u’a onça faminta. Estava desnorteado havia 5 dias. Ele falou:
- NHIC MINHANG CROC, JOP PRAMM.

Meu pai (filho de italianos que se casou com mestiças de índio e preto 2 vezes) chamou seu compadre Jozino; Jozino traduziu: Ele disse que quer beber cachaça.

Deram-lhe u’a caneca cheia de pinga, e ele bebeu tudo de uma talagada. Ele falou mais:
- NHIC AM CUT PRAMM
Jozino disse:
Ele quer comer.

Passaram-lhe a carne assada e a farinha. Ele se refestelou.
Satisfeito, depois de cobrir o ‘sexo’ com um pedaço de pano, o ‘borum’ tomou o rumo dos gnais do rio Panquinhas, na direção de Laginha. O pessoal subiu pelo córrego da Ferrugem, depois viraram prum córrego onde acharam u’a mula ‘esquecida’ dentro da mata, perto dum pé de goiti. 


Ficou batizado de córrego da Mula. Na barra do córrego, onde ele sai no córrego São Domingos, meu pai tirou uma área de terras devolutas.

Foi assim.




Am/SGP(ES), 10/12/2007, 07/08/2016 E 19/04/2017(Dia do Índio)

COMENTAR

COPYRIGHT© 2007-2014 Don Oleari Ponto Com - Todos os direitos reservados - aldeia verbal produções e jornalismo - CNPJ:15.265.070/0001-49