anúncio dopc

anúncio dopc

Aqui Rubens Pontes - "O crescimento das cidades brasileiras foi determinado fundamentalmente por interesses privados"

14 de julho de 2017



O jornalista Rubens Pontes comenta a matéria publicada nesta quinta-feira sobre o suposto projeto de shopins e mais 5 mil moradores num conjunto na Rodovia Norte/Sul


- Oswaldo Oleare

A propósito de suas ponderações sobre pretendida medida de verticalização de importante área urbana em Jardim Camburi, publicadas no Portal Don Oleari Ponto Com e que leio agora, é bom ressaltar que a nossa Constituição de 1988 (Artigos 182 e 183) atribui caráter constitucional ao planejamento urbano, voltada sobretudo para proteção ao meio ambiente.

O professor mineiro Edésio Fernandes, reconhecido como competente estudioso da matéria, acentua que "o crescimento das cidades brasileiras foi determinado fundamentalmente por interesses privados", corroborando a postura da ambientalista Maria Cristina A.D. De Ávila quando afirma:

- "O progresso faz parte da nossa vida, mas, ao produzí-lo, não podemos esquecer o meio ambiente que deve ser preservado para o bem estar das sociedades, para a nossa segurança e até mesmo visando a dignidade da raça humana, que é um bem personalíssimo, acima de muitas barreiras".


Verticalização vertiginosa, num passe de mágica da Câmara Municipal, que mudou a lei por pressão da indústria imobiliária.


A verticalização no caso, que faz você e outras pessoas acreditarem ser também movida por interesses ligados à especulação imobiliária como agente primordial, pode nos levar a associar com a pretendida iniciativa da Prefeitura de Vitória o espaço urbano ao plano de mera mercadoria.

Ainda se entendendo o pretendido processo de verticalização no Bairro Jardim Camburi como medida para atender ao crescimento urbano, a cidade tenderá ainda, como sempre ocorre, a se tornar polo de segregação sócio-espacial, tese defendida por expressiva maioria dos urbanistas brasileiros.

Vale aguardar o desdobramento da ideia que, tudo indica, poderá ser recebida com resistência pelos habitantes do importante bairro e pelos seus representantes na Câmara Municipal.



Rubens Pontes
é jornalista,
radialista,
escritor

COMENTAR

COPYRIGHT© 2007-2014 Don Oleari Ponto Com - Todos os direitos reservados - aldeia verbal produções e jornalismo - CNPJ:15.265.070/0001-49