anúncio dopc

anúncio dopc

Instituto dos Arquitetos do Brasil/ES promove debate sobre ‘Mobilidade Urbana na Grande Vitória’ no Centro de Artes da UFES

6 de julho de 2017

Em comemoração aos seus 50 anos e como parte da campanha de valorização do arquiteto/urbanista, o Instituto de Arquitetos do Brasil/ES (IAB/ES) preparou uma programação especial de encontros neste segundo semestre para colocar em debate assuntos do universo da arquitetura e urbanismo. 

A primeira mesa-redonda será nesta sexta, 7, a partir das 9 horas, no Auditório do Centro de Artes da UFES, em parceria com o DAU/UFES – Departamento de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal do Espírito Santo, com o tema ‘Mobilidade Urbana na Grande Vitória’. 

A busca pela mobilidade urbana é um desafio enfrentado pela maioria das grandes cidades do Brasil, principalmente as capitais. Para falar desse assunto, o IAB/ES reuniu especialistas em uma mesa-redonda voltada principalmente para estudantes de arquitetura, profissionais da área e interessados no setor. Os mediadores da mesa serão Kleber Frizzera, Chefe do Departamento de Arquitetura e Urbanismo da UFES, e Daniella do Amaral Mello Bonatto, professora do Departamento de Arquitetura e Urbanismo da UFES.

Um dos palestrantes será o urbanista André Abre, membro-diretor do IAB/ES, que falará sobre ‘Evolução do transporte coletivo urbano na Grande Vitória’.

- ‘Vou contar a história dos sistemas de transporte de passageiros da nossa cidade, do bonde ao BRT. O objetivo é que os participantes possam entender essa evolução do transporte na cidade, e porque chegamos nesse caos urbano”, explica André.

O encontro também vai debater sobre “Política Metropolitana de Transporte e Mobilidade Urbana na
Grande Vitória” que terá como palestrante e especialista no assunto Luciene Becacici, Subsecretária de Mobilidade Urbana na Secretaria dos Transportes e Obras Públicas da Prefeitura de Vitória. 

Ela vai falar sobre o planejamento da cidade em buscar alternativas para melhorar a mobilidade urbana como a reestruturação do sistema viário, do sistema de transporte público de passageiros e a integração multimodal.

Quem também marca presença na mesa-redonda é Leonardo Schulte, engenheiro da Secretaria de Desenvolvimento da Cidade (Sedec), que vai falar sobre ‘Projetos de requalificação urbana, ampliações viárias e circulação não-motorizada no Município de Vitória’. Dentre os pontos que serão abordados está o Plano cicloviário, projetos futuros e recuos viários: o Plano Diretor de Transportes inserido no Plano Diretor de Vitória 2017.

Os participantes:
LUCIENE MARIA BECACICI ESTEVES VIANA - Engenheira Civil pela UFES com Mestrado em Transportes pela COPPE, foi técnica do Instituto Jones dos Santos Neves, Sub-Secretária de Transportes na PMV e Diretora do DETRAN-ES e atualmente é Subsecretária de Mobilidade Urbana na Secretaria de Estado dos Transportes e Obras Públicas.

LEONARDO SCHULTE - Engenheiro Civil pela UFES, tem especialização em Transporte, participação em cursos nacionais e internacionais, presta consultorias e projetos em Engenharia de Transportes e EIVs, atua em Planejamento da Mobilidade Urbana na Secretaria de Desenvolvimento da Cidade - SEDEC/PMV

KLEBER PERINI FRIZZERA - Arquiteto Urbanista e Mestre pela Universidade Federal de Minas Gerais, com atuação em projetos de arquitetura e urbanismo, foi Diretor do Centro de Artes da Ufes, Secretário de Desenvolvimento Urbano do Município de Vitoria, atualmente professor e Chefe do Departamento de Arquitetura e Urbanismo da UFES.

DANIELLA DO AMARAL MELLO BONATTO - Arquiteta Urbanista graduada e mestre pela USP/São Carlos, Especialização em Planejamento e Uso do Solo Urbano e Doutora pelo IPPUR/RJ, professora do Departamento de Arquitetura e Urbanismo da UFES.

ANDRÉ TOMOYUKI ABE - Arquiteto urbanista e doutor pela Universidade de São Paulo e Especialização em Planejamento Urbano e Regional pela UnB, foi Coordenador Técnico no Instituto Jones dos Santos Neves, Conselheiro no CREA-ES, IAB/ES e Conselho Municipal do PDU de Vitoria e professor do Departamento de Arquitetura e Urbanismo da UFES

SERVIÇO:
Mesa-redonda ‘Mobilidade Urbana na Grande Vitória’ - Programação IAB/ES 50 anos
Local: Auditório do Centro de Artes – CEMUNI IV - Av. Fernando Ferrari 514 – Vitória/ES
Data: 7 de julho de 2017 – sexta-feira
Horário: 9 às 12 horas
Inscrições gratuitas: https://goo.gl/JH9axM
Inscritos que comparecerem receberão certificado de participação

Painel 1: Política Metropolitana de Transporte e Mobilidade Urbana na Grande Vitória – Luciene Becacici Esteves Viana – SETOPS/ES
Programa de Mobilidade Metropolitana – Planejamento Metropolitano do Governo do Estado: reestruturação do sistema viário, do sistema de transporte publico de passageiros e integração multimodal.

Painel 2: Projetos de requalificação urbana, ampliações viárias e circulação não-motorizada no Município de Vitória – Leonardo Schulte – SEDEC/PMV
Plano cicloviário, projetos futuros e recuos viários: o Plano Diretor de Transportes inserido no Plano Diretor de Vitória 2017

Painel 3: Evolução do transporte coletivo urbano na Grande Vitória – André Abe – IAB/ES
Pequena história contextualizada urbana dos sistemas de transporte de passageiros do bonde ao BRT.
Debatedores: Kleber Perini Frizzera
Daniella do Amaral Mello Bonatto

Com Danielle Ewald

COMENTAR

COPYRIGHT© 2007-2014 Don Oleari Ponto Com - Todos os direitos reservados - aldeia verbal produções e jornalismo - CNPJ:15.265.070/0001-49